A Paraíba o tempo todo  |

Dilma dispara na Paraíba e já abre 32% contra Serra

Se as eleições presidencias dependessem apenas da Paraíba, a candidata do presidente Luis Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff (PT), venceria com folga a disputa. É o que demonstra a pesquisa realizada pelo Instituto Diário Data Associados, contratado pelo jornal O Norte, e divulgada nesta segunda-feira (16).  A petista aparece na consulta com 32 pontos percentuais de vantagem em relação ao segundo colocado, o ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB).

De acordo com os dados da pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos, Dilma tem 58% da preferência do eleitorado paraibano, contra 26% do tucano José Serra. Eles são seguidos da candidata do PV, Marina Silva, que aparece com 3% das intenções de voto. A consulta ainda demonstra que 4% dos eleitores o pretendem votar em ninguém ou vão anular o voto. O número de indecisos e dos entrevistados que pretendem votar em branco chega a 8%.

Os candidatos Rui Costa Pimenta (PCO), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio (Psol), Zé Maria (PSTU) e Eymael(PSDC) não conseguiram atingir 0,5% das intenções de voto e, por isso, não pontuaram na pesquisa.

Ao todo, foram ouvidas 1.100 pessoas nas quatro mesorregiões da Paraíba (Mata, Agreste, Borborema e Sertão). O índice de confiança da pesquisa é de 95% e é admitida uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos no levantamento.

Antes da pesquisa estimulada, o Instituto Diário Data Associados procurou conhecer as preferências do eleitorado, sem fazer referência aos nomes dos candidatos. Neste cenário, de forma espontânea, 41% dos eleitores disseram votar em Dilma; 14% em Serra e 2% em Marina Silva. Citaram nomes diferentes dos registrados no Tribunal Superior Eleitoral 3% dos eleitores consultados.

Dos ouvidos, ainda na espontânea, 6% dos eleitores disseram não votar em ninguém ou que pretendem anular o voto. O número dos indecisos e dos que pretendem votar em branco foi de 34%. Nenhum dos outros candidatos inscritos para a disputa pontuou neste cenário.

Segundo turno

O instituto também quis saber dos eleitores em quem eles votariam em caso de segundo turno. Neste quesito, novamente a candidata da situação leva vantagem. Dilma teria 60% das intenções de voto, contra 28% do tucano José Serra. Não votariam em nenhum dos dois ou anulariam o voto 5% dos eleitores. O número de indecisos e dos que pretendem votar em branco soma 7%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 24428/2010 para os candidatos que disputam o governo do estado, o Senado e os cargos de deputado estadual e federal.

Como a pesquisa de intenção de voto incluiu a disputa pela Presidência da República, o trabalho também foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 23079/2010. A consulta foi registrada na Justiça Eleitoral pela Giga Instituto de Pesquisa, que presta consultoria ao Instituto Diário Data Associados.

 

O Norte

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe