A Paraíba o tempo todo  |

Deputados prestigiam lançamento do Programa Opera Paraíba

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, prestigiou o lançamento do Programa Opera Paraíba, do Governo do Estado, que aconteceu nesta sexta-feira (11), com a presença do governador João Azevêdo, no Palácio da Redenção, em João Pessoa.

O Opera Paraíba pretende reduzir a fila de espera por cirurgias nos hospitais públicos. Os deputados Buba Germano, Edmilson Soares, Felipe Leitão, Genival Matias, Pollyanna Dutra e Taciano Diniz também estiveram no evento e avaliaram que, mais do que saúde, o programa leva dignidade aos paraibanos.

De acordo com o Governo do Estado, o Opera Paraíba deve beneficiar mais de 11 mil pacientes que aguardam procedimentos cirúrgicos em 190 municípios. O presidente Adriano Galdino parabenizou o governador João Azevêdo pela iniciativa e destacou que a medida irá contribuir para a diminuição do sofrimento dos pacientes paraibanos.

“Trata-se de uma das ações mais importantes na gestão do governador João Azevêdo. São mais de 11 mil paraibanos que esperavam meses por uma cirurgia, mas que agora, com o Programa Opera Paraíba, terão esse direito. É um direito à saúde, que está assegurada na nossa Constituição e que por diversos motivos não estava sendo cumprido”, afirmou o presidente.

Galdino ressaltou que o governador João Azevêdo, através do programa, assume as funções dos municípios, mas, ao mesmo tempo, apresenta a solução para a demanda. “Só sabe a grandeza desse programa quem tem um filho, ou outro familiar, à espera de uma cirurgia. O governador João Azevêdo, sensível a essas situações, lança um programa social de muita importância e, se Deus quiser, vamos zerar a fila das cirurgias eletivas para trazer saúde e dignidade ao povo paraibano”, comemorou.

O deputado Taciano Diniz, que é médico, disse conhecer bem a realidade dos hospitais públicos e lembrou que a demanda por cirurgias eletivas é muito grande, no entanto, não há estrutura suficiente para atender a todos os pacientes. “O governador João Azevêdo, através do Programa Opera Paraíba, estará injetando só no primeiro ano mais de R$ 6 milhões para que assim possamos, durante o período de quatro anos, realizar mais de 11 mil cirurgias eletivas no estado, nas diversas especialidades. Isso nos trará a resolução dessas cirurgias, zerando a fila”, avaliou Taciano.

Segundo o deputado Buba Germano, a iniciativa do governador João Azevêdo é louvável e merece ser parabenizada, pois vários municípios possuem demandas reprimidas de cirurgias eletivas. “Estamos aqui para apoiar e colhermos informações para darmos a orientação na base, no interior. É fundamental que a gente zere essa demanda reprimida, para termos um fluxo de rede de serviços articulada e que a gente não sobrecarregue os eixos de Campina Grande e João Pessoa”, observou Buba.

A força-tarefa do Governo do Estado na realização das cirurgias eletivas, através do Opera Paraíba, irá atender às demandas reprimidas encaminhadas pelas secretarias municipais de Saúde. “A Paraíba conta hoje com 12 hospitais para atender essa demanda e dar respostas aos cidadãos paraibanos. Desta forma, a saúde conseguirá atender as necessidades daqueles que necessitam”, declarou a deputada Pollyanna Dutra.

O governador João Azevêdo explicou que o estado possui uma dívida com o povo no âmbito da Saúde e o Opera Paraíba pretende, sobretudo, resgatar essa demanda, que só cresceu ao longo dos anos, quando se trata de cirurgias eletivas. “O programa tem a meta ambiciosa de zerar, efetivamente, essa fila de espera, através de uma programação muito bem pensada e planejada pela Secretaria de Estado da Saúde. É um projeto com um alcance social muito grande”, explicou o governador.

João garantiu que, graças ao empenho e a determinação dos profissionais envolvidos, a meta será atingida. “Vamos fazer com que na Paraíba, dentro da nossa gestão, a gente acabe em definitivo com a fila de espera pelas cirurgias eletivas”, concluiu.

 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe