A Paraíba o tempo todo  |

Deputados da PB elogiam posição do Senado que derrubou decreto das armas

Os deputados estaduais paraibanos Chió (Rede) e Cida Ramos (PSB), comentaram sobre a derrubada ontem (18) no Senado do Decreto Presidencial 9.785, de 2019, que flexibilizaria regras para a posse e o porte de armas. Para eles, o parlamento votou com o anseio do povo brasileiro que observa que armar a população não é a solução para o problema da violência no país.

“Eu acho que o Senado votou com o sentimento da população, pois mais que estejamos preocupados com a questão da violência, não é armando a população que vamos resolver a questão da violência. Eu mesmo defendo que a base para a gente construir uma nova sociedade passa pelo respeito e investimentos na educação, construindo uma sociedade com mais respeito e ‘Fair play’, onde a escola é a base para tudo”, disse Chió.

Seguindo esse entendimento a deputada Cida Ramos destacou que os senadores que votaram esse voto em separado que derrubou o Decreto Presidencial 9.785, de 2019, respeitou o anseio da população que em recente levantamento do Ibope publicado pelo jornal O Globo, apontou que 73% dos entrevistados são contrários à possibilidade de o cidadão comum carregar arma de fogo nas ruas. “O Senado refletiu a posição do povo brasileiro que estava contra o decreto e é muito ruim que o presidente use um decreto para algo que diz respeito a vida das pessoas. Até pessoas da própria base do governo votou contra. Ganhou a sociedade”, disse a deputada.

PESQUISA – A Pesquisa Ibope divulgada há poucos dias mostrou que a maioria dos brasileiros rejeita a flexibilização no acesso a armas de fogo, objeto de três decretos do presidente Jair Bolsonaro. Segundo o levantamento, publicado pelo jornal O Globo, a maior resistência se dá ao porte de armas: 73% dos entrevistados são contrários à possibilidade de o cidadão comum carregar arma de fogo nas ruas. Apenas 26% apoiam a medida (1% não opinou).

Já a facilitação das regras para ter uma arma dentro de casa ou do trabalho é repudiada por 61%. Outros 37% apoiam as mudanças (2% não opinaram). A pesquisa foi realizada entre 16 e 19 de março, antes de dois decretos editados pelo governo com foco no porte de armas.

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe