Mesmo faltando mais de um ano para as eleições estaduais, muitos deputados já estão se movimentando intensamente em busca de apoio, não só nas bases eleitorais, mas também fora delas. Outros aproveitam as ações da Assembleia Legislativa, como uma possibilidade para expandir o território. Algumas articulações têm até gerado desentendimentos entre eles nos bastidores da Casa.
Pavimentar as bases eleitorais dos colegas para emplacar mais um mandato parlamentar tem causado intrigas, inclusive, entre os integrantes da mesma bancada no Legislativo Estadual. Durante a semana passada, quem comprou a briga dos colegas foi João Gonçalves (PDT). Revoltado, o deputado acusou um colega de bancada de se infiltrar nas bases de outros seis parlamentares governistas, com o objetivo de atrair votos e promover alianças. “Conversei com os companheiros e estou querendo ser porta voz da denúncia deles para resolver o problema. Não é justo que interferir o trabalho feito por outro”, explicou. Nos bastidores, denúncias como a de João Gonçalves são constantes na Casa. A ‘invasão’ no território alheio já teria provocado alguns conflitos nas duas bancadas, de situação e oposição.
“Todos nós temos a necessidade de ampliar as nossas bases políticas. Mas, as coisas não podem partir de uma iniciativa própria do deputado, pois é uma comunhão de conjunturas que vão acontecendo. Perdemos apoio aqui e conquistamos ali”, confessou Guilherme Almeida.
Redação