A Paraíba o tempo todo  |

Deputado ocupa Vice-Presidência pela primeira vez após a redemocratização

Michel Miguel Elias Temer Lulia, 70 anos, é o primeiro deputado federal a ocupar a Vice-Presidência da República após o fim do regime militar. Eleito deputado pela primeira vez em 1986 para participar da Assembleia Nacional Constituinte e reeleito deputado federal por seis vezes, Temer presidiu a Câmara em três oportunidades: 1997, 1999 e 2009.

Desde 2001, Michel Temer é presidente nacional do PMDB, partido ao qual está filiado desde 1981. Na condição de presidente da Câmara, assumiu a Presidência da República interinamente de 27 a 31 de janeiro de 1998 e em 15 de junho de 1999.

Nascido em Tietê (SP), em 23 de setembro de 1940, e caçula de oito irmãos, Temer ingressou na política no início dos anos 60, como oficial de gabinete de seu ex-professor Ataliba Nogueira, um intelectual conhecido na área jurídica, secretário de Educação do governo Adhemar de Barros. A partir daí, ocupou cargos como o de procurador-geral do estado de São Paulo e de secretário de Segurança Pública.

Casado e pai de quatro filhos, o vice-presidente é filho de comerciantes libaneses que imigraram para o Brasil em 1925. É doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e autor dos livros Constituição e Política, Territórios Federais nas Constituições Brasileiras e Seus Direitos na Constituinte e Elementos do Direito Constitucional — este último na 20ª edição, com 200 mil exemplares vendidos. Temer graduou-se em Direito pela Universidade de São Paulo (USP).

Até a vitória da chapa em que Temer é vice-presidente, todos os vices eleitos haviam sido senadores: Itamar Franco, Marco Maciel e José Alencar, além de José Sarney (eleito pelo colégio eleitoral). O último deputado a ocupar a vice-presidência foi Pedro Aleixo, eleito indiretamente para vice do presidente militar Costa e Silva em 1966. No entanto, o deputado já ocupava o cargo de ministro da Educação quando foi indicado à Vice-Presidência.

Pela Constituição, cabe ao vice-presidente assumir o papel do titular em caso de morte e de impedimentos, auxiliar o presidente em missões especiais e compor os conselhos da República e de Defesa Nacional.

 

Câmara de Deputados

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe