A Paraíba o tempo todo  |

Deputado federal Manoel Júnior apresenta emenda que pode livrar Cunha da cassação

 O blog do jornalista Leandro Mazzini, que assina a coluna “Esplanada” no UOL, trouxe na noite de ontem, terça-feira (27) a informação de que o deputado paraibano Manoel Júnior (PMDB) seria autor de uma emenda ao projeto de lei 2960 que exime de punibilidade criminal quem tem conta no exterior não declarada à Justiça brasileira. Este é o caso, por exemplo, do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), dos investigados na Lava Jato e de muitos brasileiros listados no Swissleaks (há contas legalizadas no HSBC do país europeu).

Por conta disso, segundo o blog, o clima esquentou ontem em Brasília, desde cedo na reunião dos líderes da base governista, e o ambiente de guerra deve chegar ao plenário na noite desta quarta-feira (28). O relator Manoel Junior é um dos principais aliados do presidente da Câmara, sendo nomeado pelo jornalista de "fiel escudeiro" de Cunha.

Em suma, o parágrafo 5º do PL 2960 livra todos os que têm conta secreta não declarada no exterior de supostos crimes como evasão de divisas e ocultação de bens. Estava previsto para ir a plenário ontem à noite, mas Cunha encerrou a sessão deliberativa às 20h13, por trata com os parlamentares, e a votação está prevista para esta quarta. O PL trata da criação do RERCT e é conhecido como a proposta da repatriação de dinheiro, tocado pela Casa Civil e o Ministério da Fazenda, embora essa repatriação não seja obrigatória.

Os líderes do PSDB e PSB decidiram peitar Cunha: na votação, vão pedir análise em separado do parágrafo polêmico. A oposição articula para tentar excluir o Parágrafo em votação no plenário. Se a proposta for aprovada na íntegra na Câmara, segue para tramitação no Senado.

 

Confira a coluna clicando aqui

 

Redação com UOL

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe