A Paraíba o tempo todo  |

Efraim articula solução entre reitores e o governo sobre os repasses orçamentários

Vendo a triste realidade da UFPB, assim como todas as universidades do país, que passam por dificuldades, sobretudo devido ao bloqueio dos seus orçamentos o deputado federal Efraim Filho, líder do Democratas na Câmara dos Deputados, afirmou que os parlamentares estão tentando buscar uma solução para a questão das verbas para as universidades, Segundo ele, em 2019, todos vivenciaram situação parecida.

“Conseguimos reunir os reitores, a bancada e o MEC. E foi possível resolver as situações mais críticas”, apontou. De acordo com Efraim, haverá a votação dos vetos do Orçamento logo após o Carnaval, em março. “Sendo aprovado como imaginamos, deverá normalizar o repasse as universidades”, disse.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) ainda está aguardando o posicionamento. O vice-reitor e secretário de planejamento da UFCG, Camilo Farias, disse que, historicamente, o orçamento para folha de pagamento da instituição vai até outubro e, posteriormente, o MEC faz uma suplementação.

Segundo a perspectiva da reitora da UFPB Margareth Diniz, a previsão orçamentaria para este ano de 2020, não é muito diferente da do ano passado, pois o orçamento será igual no valor de R$ 170 milhões do e segundo Margareth Diniz esses recursos não serão liberados em sua totalidade. Até agora estão garantidos 64% desse total. Segundo a reitora da UFPB, a universidade só tem recursos para pagar os salários dos servidores ativos e inativos até o mês de julho.

 

Redação

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe