A Paraíba o tempo todo  |

Deputado diz que Ibama comprova crime ambiental autorizado pela PMJP

 O deputado estadual Frei Anastácio (PT) disse hoje (07), na Assembleia Legislativa da Paraíba, que o Ibama constatou crime Ambiental numa área de mais de seis hectares, em Ponta de Gramame, autorizado pela Prefeitura de João Pessoa. “Houve desmatamento ilegal e danos a várias fontes naturais no local”, disse o deputado.

Frei Anastácio lembrou que após receber denúncia de que estava havendo um desmatamento na região, por trabalhadores de Ponta de Gramame, no litoral Sul de João Pessoa, encaminhou ofícios aos órgãos ambientais, a exemplo da Sudema e Ibama. O Ibama foi lá e constatou o crime Ambiental. “Quando chegamos à área vimos que estava ocorrendo um crime e que tinha como cúmplice a própria Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), então pedimos providências e o Ibama agiu rápido”, frisou o parlamentar.

 

Segundo Frei Anastácio, o Ibama verificou que uma área com mais de seis hectares estava sendo desmatada e mais de meio hectare era de mata atlântica em recuperação. O órgão preparou um relatório detalhado e lá identificou espécies como macaíba, araçá, murici, cupiúba, louro, cabatã de rego, imbaúba e pindoba, além de muitas árvores frutíferas como mangueira, jaqueira, coqueiro, cajueiro, cajá mirim e muitos estava com frutos. “Árvores centenárias enormes foram cortadas e muitas foram derrubadas com corrente e tratores, outras maiores com motosserra”, lamentou Frei Anastácio.

 

Outro fato estranho, que aguarda esclarecimento é que a empresa que estava fazendo o desmatamento, tinha uma autorização da Semam, mas a secretaria não tem competência para expedir tal aval legal para autorizar desmatamento. O Ibama já solicitou esclarecimento sobre o fato. “Segundo o Copam, a prerrogativa desse tipo de autorização é estadual, e não municipal. Tem caroço nesse angú”, ressaltou o parlamentar.

 

Abertura dos trabalhos

 

O deputado estadual Frei Anastácio também avaliou a gestão do deputado Adriano Galdino, à frente da Assembleia Legislativa. “ Ele superou todas as expectativas, em especial a produção legislativa que obteve recorde na sua administração. “Podemos ver que sua gestão bateu recorde de produção com mais de oito mil proposituras”, lembrou o petista.

 

Redação com Ascom

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe