A falta de insulina para diabéticos na Paraíba tem trazido prejuízos e problemas para portadores da doença no Estado. O alerta foi feito pelo deputado estadual Janduhy Carneiro (Podemos) da tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta terça-feira (19).

Segundo o deputado, os cerca de 320 mil diabéticos paraibanos, que correspondem a 8% da população, estão sendo ‘achincalhados e humilhados’ pelo Governo do Estado, com a falta de insulina ou a burocracia para recebê-la quando tem disponível na Secretaria de Saúde do Estado.

“Os diabéticos são tratados como pessoas marginalizadas. A insulina tem faltado com frequência e quando há disponíveis os diabéticos são humilhados porque para receber a caneta nova, precisam entregar a usada, pondo em desconfiança a prescrição dos médicos e a moral e a ética de todos que se dirigem à Secretaria de Saúde do Estado. Os diabéticos da Paraíba pedem socorro”, lamentou o deputado.

O parlamentar cobrou aos órgãos de defesa do cidadão uma ação de intervenção imediata no caso. “Onde está o nosso operoso Ministério Público, a defensoria pública, os Direitos Humanos e a OAB? Conclamo a todos para que tomemos providências quanto a este abuso da Secretaria de Saúde do Estado em defesa desses pacientes. São pessoas que sofrem do mal do século, a diabetes, e o Governo da Paraíba em vez de dar um tratamento digno a essas pessoas, primeiro deixa faltar o medicamento básico que é a insulina e quando tem eles criam todos os obstáculos para a distribuição do medicamento”, disse.

Ainda de acordo com Janduhy, são exigidos exames médicos a cada 90 dias, destacando que muitos diabéticos estão sem atendimento e os que conseguem estão sendo feridos em sua dignidade humana.

 

PB Agora com Assessoria

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Covid-19: prefeito Zenóbio Toscano segue internado e quadro de saúde é estável

Afastado da prefeitura de Guarabira desde o mês de maio de 2019 para se recuperar de um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), o prefeito Zenóbio Toscano (PSDB) segue internado, após…

Veneziano consegue 40 respiradores para CG e JP, junto ao Ministério da Saúde

O senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) conseguiu viabilizar, junto ao Ministério da Saúde, a destinação de 40 respiradores mecânicos para a Paraíba, sendo que 20 serão para Campina Grande…