A Paraíba o tempo todo  |

Deputado diz que governo da Paraíba humilha diabéticos

A falta de insulina para diabéticos na Paraíba tem trazido prejuízos e problemas para portadores da doença no Estado. O alerta foi feito pelo deputado estadual Janduhy Carneiro (Podemos) da tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta terça-feira (19).

Segundo o deputado, os cerca de 320 mil diabéticos paraibanos, que correspondem a 8% da população, estão sendo ‘achincalhados e humilhados’ pelo Governo do Estado, com a falta de insulina ou a burocracia para recebê-la quando tem disponível na Secretaria de Saúde do Estado.

“Os diabéticos são tratados como pessoas marginalizadas. A insulina tem faltado com frequência e quando há disponíveis os diabéticos são humilhados porque para receber a caneta nova, precisam entregar a usada, pondo em desconfiança a prescrição dos médicos e a moral e a ética de todos que se dirigem à Secretaria de Saúde do Estado. Os diabéticos da Paraíba pedem socorro”, lamentou o deputado.

O parlamentar cobrou aos órgãos de defesa do cidadão uma ação de intervenção imediata no caso. “Onde está o nosso operoso Ministério Público, a defensoria pública, os Direitos Humanos e a OAB? Conclamo a todos para que tomemos providências quanto a este abuso da Secretaria de Saúde do Estado em defesa desses pacientes. São pessoas que sofrem do mal do século, a diabetes, e o Governo da Paraíba em vez de dar um tratamento digno a essas pessoas, primeiro deixa faltar o medicamento básico que é a insulina e quando tem eles criam todos os obstáculos para a distribuição do medicamento”, disse.

Ainda de acordo com Janduhy, são exigidos exames médicos a cada 90 dias, destacando que muitos diabéticos estão sem atendimento e os que conseguem estão sendo feridos em sua dignidade humana.

 

PB Agora com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe