Por pbagora.com.br

O deputado federal Otávio Santos Silva Leite (PSDB-RJ) apresentou consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em que pergunta se a Justiça Eleitoral pode exigir que os candidatos, quando da apresentação de sua documentação, registrem também seus programas ou planos de trabalho da candidatura. O parlamentar afirma que, para fazer o questionamento sobre os programas, se baseou na possibilidade que tem a Justiça Eleitoral de exigir a comprovação de alfabetização de candidato.

Em outra questão, o parlamentar indaga se o programa registrado pelos candidatos pode ser colocado à disposição na página de registro de candidaturas ou em sítio específico na internet, estabelecido pela Justiça Eleitoral.

Se as respostas a esses dois itens forem negativas, o deputado pergunta se, para efeito de garantir o acesso à informação aos eleitores que deverão “discernir e definir seus votos”, pode a Justiça Eleitoral facultar aos candidatos o registro de suas respectivas propostas de trabalho e governo, em formulário próprio à disposição pela internet.

O ministro Joaquim Barbosa é o relator da consulta no TSE.
 

 

 

 

Portal do TSE

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Análise: o fenômeno Mikika e a possível renovação na Câmara Municipal de JP

A história é sábia. Quando algo não vem dando certo, passa-se dias, centenas de anos ou milênios, “milênios no ar”, como falou Chico Buarque na sua bela canção “Futuros Amantes”.…

Famintos: em nota, PMCG diz que não afastará denunciados pelo MPF

  Até que se realize uma investigação criteriosa, a prefeitura municipal de Campina Grande, informou, por meio de nota divulgada na tarde desta quarta-feira (21), que não irá afastar os…