A Paraíba o tempo todo  |

Depois da CMJP, agora é a CMCG que deve revisar leis caducas

Depois da CMJP, agora é a Câmara de Campina Grande que deve revisar leis caducas; 6,5 mil estão na mira

 Principal cidade da Paraíba, e uma das maiores do Nordeste, Campina Grande tem uma média de 6.564 leis, aprovadas pela Câmara Municipal e sancionada pelo Poder Executivo. Apesar dessa avalanche de Leis, nem todas são cumpridas, e muitas não saem sequer do papel.

Muitas não são executadas por terem ficado “caducas” em desuso ou pelo menos tiveram alguma efetivação na prática.Muitas delas por não ter fiscalização, a população também desconhece que existam.

Como forma de simplificar a legislação do município, o vereador Olímpio Oliveira (PMDB) propôs e foi aprovada na Câmara Municipal a revisão de todas elas.
O regimento interno da Câmara pede que as leis passem por revisão a cada dois anos para não se tornarem obsoletas.
Segundo o vereador existem leis que se repetem em mais de cinco vezes, mas que dizem a mesma coisa.

– Fiz uma pesquisa e descobri que antes da década de 90 as leis municipais eram basicamente administrativos majoritários emitidos pelo Poder Executivo. A partir dessa década é que se começa a ter uma produção legislativa mais vigorosa, desta feita por parte dos vereadores – disse.

Para a efetivação da mudança, uma comissão bilateral, com representantes do Poder Executivo e do Legislativo, será formada e um inventário criado para que todas as leis sejam analisadas e, a partir daí, serem ou não revogadas.

– A intenção é de dar uma enxugada nisto, preservar aquilo que de fato conta a história da cidade, tirar do sistema jurídico municipal as leis caducas e também fazer o levantamento das que não estão mais compatíveis com as mudanças da legislação brasileira – finalizou.

 

 

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe