A Paraíba o tempo todo  |

Denúncia: Hospital gerido por esposa de deputado da Caravana da Saúde não faz cirurgias há 5 meses

O Blog do Célio Alves destaque no Curimatau da Paraíba trouxe uma denúncia neste fim de semana. De acordo com informações, o deputado estadual Bado Venâncio (PEN), provisoriamente exercendo o mandato do colega Aníbal Marcolino. Integrante da ‘Caravana da Saúde’ – que tem fiscalizado hospitais administrados pelo Estado -, fechou os olhos para a sofrível situação do Hospital Nossa Senhora das Mercês, pertencente ao Município de Cuité, cidade governada por sua esposa, Euda Fabiana (PMDB).

 

Se gundo denúncias do Blog, a unidade hospitalar convive com a falta de medicamentos e de profissionais. Médico cuiteense, o ex-prefeito Jaime Filho, que atende na vizinha cidade de Picuí, afirma que há 5 meses o Hospital Nossa Senhora das Mercês não realiza cirurgias, e que os pacientes têm que comprar remédios como dipirona e soro. Em Picuí, Dr Jaime recebe centenas de pacientes de Cuité. Muitos também recorrem à cidade de Campina Grande.

 

Pelos cofres do Município de Cuité passam os recursos de outros da região, por ele ser gestão plena em saúde, mas nem isso é capaz de levar à estruturação de uma rede de serviços que permita atender bem seus habitantes e os das cidades vizinhas.

 

Do programa ‘Mais Médicos’, do governo federal, por exemplo, Cuité ficou de fora, embora, na inspeção ao Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena, em
João Pessoa, o deputado Bado Venâncio tenha perguntado ao diretor administrativo da unidade, Edvan Benevides, como ele conseguia contratar médicos, visto que em Cuité faltavam profissionais.

 

Desde o início do ano que as obras de uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento -, cujos recursos federais estão assegurados, foram paralisadas, apesar de o investimento ter sido mote da campanha de reeleição da prefeita.

 

No final de setembro último, o deputado Bado Venâncio sofreu uma condenação judicial referente ao período em que foi prefeito de Cuité. A Justiça Federal entendeu que ele praticou o crime de improbidade administrativa devido a irregularidades na execução de um convênio com o Ministério da Saúde.

 

Na Justiça Estadual, o deputado figura como réu em quase duas dezenas de processos, a maioria deles por improbidade ou dívida fiscal.

 

Redação com Blog do Célio Alves

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe