A Paraíba o tempo todo  |

Debandada do MDB na Paraíba ganha destaque nacional

A debandada do MDB da Paraíba ganhou destaque nacional após as desfiliações dos deputados federais Hugo Motta (PRB), Veneziano Vital (sem partido) e o senador Raimundo Lira (PSD), todas registradas essa semana. 

O portal Congresso em Foco, de grande influência na editoria de política, destacou as baixas na legenda, enfatizando as perdas no Estado paraibano.

Com o desfalque, o partido, na Paraíba, fica apenas com a representação do Senador José Maranhão (MDB) no Congresso Nacional.

Além dos parlamentares federais, na Paraíba o partido também perdeu representações na Assembleia Legislativa da Paraíba, com desfiliação do deputado Nabor Wanderley (PRB) e ainda a ameaça de desfiliação do deputado Julys Roberto.

Já no âmbito municipal, a legenda perdeu o presidente da sigla e vice-prefeito de João Pessoa, Capital do Estado, Manoel Júnior, que agora está no PSC.

CONFIRA A MATÉRIA

""

 

Com pelo menos 13 desfiliações confirmadas, o MDB viu suas bancadas fluminense e paraibana no Congresso desidratarem. Até a noite desta terça-feira (3), a bancada fluminense da Câmara já tinha encolhido de nove para apenas quatro deputados – um deles, atualmente preso. Os três deputados emedebistas da Paraíba já anunciaram suas desfiliações.

No caso dos deputados do Rio, apesar de registrar cinco deputados em exercício, na prática a realidade é outra, uma vez que a filiação de Serfiotis ao DEM ainda não foi comunicada à Câmara.

<< Quase 40 deputados já trocaram de partido apenas 20 dias após início da janela partidária

Dos quatro remanescentes, um não comparece à Casa desde o fim de novembro do ano passado: Celso Jacob, que cumpria pena de prisão em regime semiaberto trabalhando durante o dia na Câmara e voltando à noite para a Papuda, teve o benefício revogado, mas ainda não teve seu suplente convocado. Já Pedro Paulo anunciou que deixará o partido, mas adia o anúncio da nova sigla para os últimos dias da janela. Apenas Soraya Santos e Marco Antônio Cabral seguirão no partido.

A extinção emedebista na bancada da Paraíba da Câmara foi confirmada hoje. O PRB anunciou que a filiação de Hugo Motta será oficializada em cerimônia amanhã (quarta, 4). André Amaral foi o primeiro a trocar de sigla, no início da janela, e foi para o Pros.

Ontem (segunda, 2), o deputado Veneziano Vital do Rêgo também entregou sua carta de desfiliação, após 15 anos no partido. Ele avalia a ida para o PSB ou para o Podemos.

No outro lado do Congresso, o MDB registrou outra baixa. No Senado, Raimundo Lira entregou a liderança do partido na Casa e anunciou filiação ao PSD. Mesmo assim, o MDB ainda é o partido com mais senadores, contabilizando 19 nomes.

Chegadas

No início da tarde de hoje, o MDB anunciou com pompa e jingle a chegada do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. A música celebrava o “M, de Michel; M, de Meirelles e M, de MDB”. O ministro, que trabalha desde o fim do ano passado para tentar viabilizar sua candidatura à Presidência da República, pode ser vice de Michel Temer, que também já anunciou intenção de concorrer e tenta ganhar musculatura. Meirelles deixará a pasta no fim desta semana e é uma das duas únicas filiações até agora.

A expectativa no início deste período em que os parlamentares podem trocar de partido sem punições era de que o número de saídas se igualasse ao de novas filiações. Até a segunda semana de janela, o MDB previa perder oito deputados e ganhar mais oito.

Até a última atualização desta reportagem, já são 12 deputados que saíram ou anunciaram saída e apenas uma filiação parlamentar oficialmente anunciada: a do vice-líder do governo Beto Mansur (SP). Há ainda a expectativa de que o deputado Valternir Pereira deixe o PSB pelo MDB, mas o deputado não havia confirmado a movimentação até a noite desta terça.

Confira as idas e vindas do MDB:

Saem:

Vitor Valim (CE), para o Pros

Rodrigo Pacheco (MG), para o DEM

Veneziano Vital do Rêgo, (PB) para Podemos ou PSB

Hugo Motta (PB), para o PRB

André Amaral (PB), para o Pros

Zé Augusto Nalin, Alexandre Serfiotis e Laura Carneiro (RJ), para o DEM

Altineu Côrtes (RJ), para o PR

Celso Pansera (RJ), para o PT

Pedro Paulo (RJ), anunciará novo partido no fim da semana

Josi Nunes (TO), para o Pros

Chegam:

Beto Mansur (SP), confirmou filiação em 3 de abril

Valtenir Pereira (MT), ainda é cogitado como nova filiação.

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe