A Paraíba o tempo todo  |

Daniella Ribeiro comemora inclusão de grávidas na prioridade de vacinação

Senadora levantou a discussão no Senado Federal e apresentou projeto de lei pedindo a inclusão; MS emitiu nota técnica hoje

Daniella Ribeiro, senadora pelo Progressistas/Paraíba, comemorou nesta terça-feira (27) a inclusão de grávidas e puérperas no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19, conforme nota técnica divulgada hoje pelo Ministério da Saúde. No Senado Federal, Daniella apresentou projeto de lei pedindo a inclusão desse público. A proposta está inclusa no PL 1.315/2021, que tramita na Câmara Federal.

“Levantamos essa bandeira após ouvirmos especialistas em saúde que alertaram sobre as mortes de grávidas e puérperas em decorrência da Covid-19. É um problema complexo, que causa dor e angústia. Vale lembrar que além das mortes dessas mulheres, estamos falando de bebês órfãos, que perdem suas mães no nascimento ou logo após. Se a mulher tinha outros filhos, teremos uma legião de crianças órfãs, por isso a vacina é tão importante para esse público, desde que em consonância com a orientação do obstetra que a acompanha”, afirmou Daniella.

A nota técnica do MS prevê a vacinação desse público em duas etapas. No primeiro, mulheres grávidas ou puérperas que tenham comorbidades. A previsão é que comecem a ser vacinadas até o final de maio. Na segunda etapa de vacinação entram todas as grávidas e puérperas, mesmo que não apresentem comorbidades.

Daniella ressaltou a importância da inclusão dessas mulheres no grupo de prioridades e lembrou que ao elaborar o projeto de lei apresentado no Senado, considerou o alerta feito por médicos e outros profissionais de saúde sobre os riscos que mulheres nessas condições apresentam. O número de grávidas e puérperas mortas em 2021 pela Covid-19 mais que dobrou em relação à média semanal de 2020. A senadora lembrou, entre as vítimas, a estudante paraibana Mikaela Muniz, de 26 anos, que morreu no início desta semana em decorrência da doença, um mês após ter o primeiro filho.

 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe