Por pbagora.com.br

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) afirmou nesta sexta-feira (31) que a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a situação do presidente do Senado “significa que o Palácio do Planalto não vai mais apoiar Sarney”. Na quinta-feira (30), ao ser questionado sobre as denúncias contra Sarney, Lula respondeu que essa questão deveria ser resolvida pelo próprio Senado.

– Não é problema meu. Não votei em Sarney para presidente do Senado – disse Lula.

Para Cristovam, a resposta do presidente da República “demorou muito para ser feita do ponto de vista político, mas é correta do ponto de vista republicano”. Em sua avaliação, a nova postura de Lula “seria algo como um pedido de desculpas à Casa” por representar o fim da ingerência do Executivo na crise do Senado e devido a declarações anteriores, como a de que os senadores seriam “pizzaiolos”.

O senador acrescentou que, com a declaração, “Lula liberou os senadores do PT para se alinharem, ao menos, com os que pedem a licença de Sarney”.

Saída

Cristovam também disse que “até para os aliados de Sarney sua saída [da Presidência da Casa] parece inevitável”. E ressaltou que “a crise se acirrou nos últimos 15 dias [durante o recesso], com a apresentação de denúncias ainda mais graves”.

– Somente a saída da Presidência não basta para recuperar a credibilidade do Senado, pois a presença de Sarney na Casa também tira credibilidade – disse ele.

Questionado sobre a possibilidade de que Francisco Dornelles (PP-RJ) venha a suceder Sarney, Cristovam respondeu que “esse nome é, sim, uma opção, assim como qualquer nome que não venha rodeado de denúncias e esteja predisposto a mudanças”.

– Além disso, Dornelles transita bem entre todos os partidos – assinalou ele.

Agência Senado

Notícias relacionadas

Câmara Criminal mantém condenação de ex-prefeito de Nova Floresta

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba manteve a condenação do ex-prefeito de Nova Floresta, João Elias da Silveira Neto Azevedo. Na sentença, proferida pelo Juízo da 2ª…

Em nota, presidente da CMCG esclarece alerta do TCE a respeito de pagamentos previdenciários

Após alerta do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) relacionado a “pagamento de contribuições patronais previdenciárias abaixo da estimativa” pela Câmara Municipal de Campina Grande, o presidente da…