Por pbagora.com.br

Estatística do TSE revela relação de candidatos por partido nas eleições 2010; confira

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) é a legenda com maior número de candidatos ao cargo de governador nas eleições gerais de outubro. De acordo com a Estatística Cargo/Partido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PSOL tem 24 candidatos concorrendo ao cargo em diversos estados brasileiros. O partido também tem o maior número de candidatos ao cargo de vice-governador: 24.

Em segundo lugar, aparece o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), com 18 candidatos aos governos estaduais e 19 ao cargo de vice-governador. Em terceiro está o Partido Comunista Brasileiro (PCB), com 17 candidatos a governador e a vice.

Senado

Para o cargo de senador, a situação se repete, pelo menos nos dois primeiros lugares. O PSOL tem 38 candidatos e o PSTU, 28. Na sequência vêm o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), com 23 concorrentes, e o Partido dos Trabalhadores (PT), com 22. No total, 268 candidatos de 26 legendas disputam vagas no Senado.

Os partidos com menor número de candidatos ao Senado são Partido Trabalhista Nacional (PTN), com um; Partido Social Democrata Cristão (PSDC), com 2; e Partido Trabalhista Cristão (PTC), Partido Trabalhista do Brasil (PTB), Partido Republicano Brasileiro (PRB) e Partido da Mobilização Nacional (PMN) com 3, cada.

Governador

Entre os partidos políticos com menor número de candidatos aos governos de estado estão Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido Humanista da Solidariedade (PHS), Partido Republicano Progressista (PRP), Partido Social Cristão (PSC), Partido Social Democrata Cristão (PSDC), Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB) e Partido Trabalhista Cristão (PTC), todos com um concorrente apenas.

Para vice-governador, também registram apenas um candidato ao cargo o PHS, o PRB,o PSL, o PTN e o Partido Social Liberal (PSL).

Deputado Federal

Neste ano, 5.930 mil pessoas concorrem a vagas na Câmara dos Deputados. As legendas com mais candidatos ao cargo de deputado federal são Partido Verde (PV), com 434; PMDB, 419; e PT, 365. E as que apresentam menor número de candidatos são Partido da Causa Operária (PCO), com 8; PCB, com 30; e PSTU, com 38.

Clique aqui para acessar a Estatística TSE Cargo/Partido.

 

Do TSE

 

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Análise – Cícero e a corrupção: este é um terreno minado em que a gestão não pode vacilar

Um dos maiores desafios que o prefeito eleito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), terá ao longo dos seus primeiros quatro anos de gestão será precaver-se contra a corrupção. Primeiro…

Xadrez político: bastidores apontam novo destino partidário para Veneziano

O senador Veneziano Vital do Rêgo é filiado ao PSB na Paraíba, mas, em breve, pode voar para outra freguesia. Apesar de especulações apontarem que ele estaria cotado para assumir…