A Paraíba o tempo todo  |

Condenações de Lula anuladas: “Decisões jurídicas devem ser respeitadas”, diz tucano da PB

Foto: reprodução

Opositores e aliados de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) repercutiram o recente julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal) que confirmou, por 8 votos a 3, a anulação de todas as condenações do ex-presidente no âmbito da Operação Lava Jato. Com a decisão, Lula se torna ficha limpa, podendo concorrer nas eleições de 2022. Quem opinou sobre esse assunto foram os deputados federais Ruy Carneiro (PSDB) e Frei Anastácio (PT).

Para o deputado tucano, decisão judicial não se contesta. “Acho que as decisões jurídicas devem ser respeitadas. Quem estiver juridicamente apto para participar da eleição e quiser participar, está dentro dos padrões legais e deve ter esse direito”, disse.

Já o petista focou na justiça sendo feita e agora liberando Lula para a disputa. “Essa decisão mostra que a ‘República de Curitiba’ não passa de uma organização criminosa, que usou a Justiça para cometer injustiças. Seria mais um absurdo o STF não reconhecer isso. Mesmo depois de cinco anos, o STF realizou um julgamento histórico para a sua própria reputação, como guardião da Constituição brasileira”, comentou.

O julgamento, porém, ainda não terminou. A maioria dos ministros concordou sobre a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para julgar Lula, mas não entrou em consenso sobre o destino dos processos: Distrito Federal ou São Paulo. Esse ponto será discutido na próxima quinta-feira (22).

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe