A Paraíba o tempo todo  |

Comunidades participam da 3ª caminhada pela água

Manifestantes da Grande João Pessoa participaram do movimentoManifestantes da Grande João Pessoa participaram
do movimento (Foto: Felipe Gesteira/VC no G1)

Mais de cem pessoas caminharam na manhã de domingo (25), em João Pessoa, em prol da preservação das águas dos rios. Adeptos de religiões de matriz africana, entre candomblé, umbanda e jurema, seguiram pelas ruas do bairro Valentina de Figueiredo até o rio Cuiá, chamando a atenção da comunidade local.

A Caminhada pela Água e pela Vida é realizada todos os anos pelo Centro de Cultura Afro-brasileira Ilê Axé Omidewá, e pelo terceiro ano consecutivo vem movimentando a luta pelo meio ambiente na capital paraibana. De acordo com Mãe Lúcia, idealizadora do evento, a caminhada serve para acordar a população e as autoridades públicas.

“Precisamos cuidar do nosso planeta. A nossa religião é, de todas, a mais voltada para as causas ambientais. Queremos mostrar à população a importância de se preservar a natureza. Essa luta é de todos nós”, discursou a ialorixá do candomblé.

Dando continuidade ao trabalho iniciado nos anos anteriores, mais 30 mudas de árvores nativas foram plantadas na área próxima ao rio, que agora é reconhecida como Área de Preservação Permanente (APP), onde é proibido desmatar, caçar e construir, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal n° 9.605/1998). As mudas foram doadas pela Secretaria de Meio Ambiente (Seman), da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Além de convocar a população para as causas ambientais, a intenção dos organizadores é que, com o crescimento do evento, seja reconhecida a importância do rio Cuiá para a comunidade. A diretoria do Ilê Axé Omidewá pretende encaminhar para os órgãos públicos um projeto de transformação da área do rio em um parque ambiental.

Os seguidores de religiões de matriz africana aproveitaram o evento para homenagear Oxum, orixá das águas doces. A caminhada terminou com uma grande celebração à beira do rio Cuiá, com cânticos e a entrega dos presentes. Na volta ao Ilê Axé Omidewá, foi servida uma feijoada para os participantes.

 

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe