A Paraíba o tempo todo  |

Composição do governo de Ricardo Coutinho; conheça os nomes

O governador da Paraíba diplomado, Ricardo Coutinho (PSB), toma posse neste sábado 1º de janeiro de 2011. Nos últimos dez dias o governador eleito anunciou a equipe de auxiliares da administração direta e indireta que vão compor seu governo.

Conheça o perfil de cada um desses gestores e as respectivas secretarias que vão comandar a partir deste sábado.

SECRETÁRIO DE ESTADO DE SAÚDE

Dr. Mário Toscano de Brito Filho

Graduado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba. Possui especialização em Cardiologia, pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e pela Associação Médica Brasileira e especialização em Administração Hospitalar, pela Universidade de Ribeirão Preto. Possui mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Cardiologia pelo Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Em 98, foi Chefe do Serviço de Hemodinâmica do Hospital Universitário da UFPB. Foi Membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança do Ministério da Ciência e Tecnologia em 2000. Em 2008, exerceu os cargos de Coordenador Especial de Gestão Hospitalar na Secretaria de Saúde de João Pessoa e Membro do Conselho Técnico, Científico e Cultural da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes da Secretaria Municipal de Educação de João Pessoa.

• SECRETÁRIO EXECUTIVO DE SAÚDE

Dr. Waldison Dias de Souza

Cirurgião-dentista graduado pela Universidade Federal da Paraíba, especialista em Política e Gestão em Saúde, docente NESC/UFPB, ex-coordenador de Saúde Bucal de João Pessoa, tem experiência na área de saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública. Atualmente é Diretor Geral do Distrito Sanitário da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

 

SECRETÁRIO DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

Dr. Fernando Antônio Abath Luna Cardoso Cananéa

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba. Possui especialização em Dinamização Cultural pela Universidade Regional (UNIJUí) e Educação Popular pela UFPB. É Mestre em Educação pela UFPB, nas áreas de Políticas Públicas de Educação e Cultura. Fundador da Associação Artístico-Cultural de Cabedelo. Foi Diretor do Teatro Paulo Pontes, Diretor do Departamento Cultural da Prefeitura de João Pessoa, Subsecretário de Cultura da Prefeitura de Cabedelo, Vice-Presidente da ONG Suspensórios Produções Artísticas e Vice-Presidente da Associação Artístico-Cultural de Cabedelo, além de Presidente do Conselho Editorial da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFPB. Dsde 2008, exerce o cargo de Diretor-Geral da Estação Ciência, Cultura e Artes, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura da Prefeitura de João Pessoa.

• SECRETÁRIO EXECUTIVO DE EDUCAÇÃO

Márcia de Fugueirêdo Lucena Lira

Graduada em educação Artística pela Universidade Federal da Paraíba e Dinâmica Energética do Psiquismo. É mestranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. Atualmente é Coordenadora Pedagógica e Geral do Prójovem Urbano em João Pessoa, desde 2005. Atuou como consultora do Programa Brasil Alfabetizado junto ao MEC/UNESCO. Tem experiência em Gestão de Políticas Públicas educacionais e para juventude.

 

• SECRETÁRIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

Dra. Maria Aparecida Ramos de Meneses

É Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Chefe do Departamento de Serviço Social da UFPB e atualmente é professora Associada do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFPB de 2003 à 2008 e Presidente da ADUFPB, nos anos de 2002 e 2003. Atualmente é Diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFPB.

 

• SECRETÁRIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

Dra. Edina Guedes Wanderley

É natural de Patos e graduada em História e Economia pela Fundação Francisca Mascarenhas. De 1997 até 2007, foi Secretária da Ação Social pela Prefeitura Municipal de Patos. Em 2003, foi eleita Deputada Estadual. Edina é Membro da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, do Conselho da Criança e do Adolescente e do Conselho de Combate à Pobreza. Foi Secretária do Desenvolvimento Social do Governo do Estado da Paraíba.

Procuradora Geral do Estado

Livânia Maria da Silva de Farias

É natural do município paraibano de Sousa e graduada em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui especialização em Gestão e Administração. Foi Procuradora do Instituto de Previdência do Estado da Paraíba (1998 – 2003), além de Procuradora no Município de Cabedelo (2004). Foi Presidente da Comissão Permanente de Licitação de João Pessoa (2005 – 2008). Atuou como Secretária de Finanças do município de João Pessoa.

Subprocurador do Estado

Wladmir Romaniuc Neto

É natural de João Pessoa e graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi Assistente Jurídico do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJ/PB). Em 2004, exerceu o cargo de Analista Processual do Ministério Público da União. Atualmente exerce o cargo de Procurador do Estado da Paraíba.

 

Secretário de Estado do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia

João Azevêdo Lins Filho

É formado em Engenharia Civil pela UFPB. Professor do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFPB), desde 1982. Foi Diretor da Divisão de Planejamento Habitacional do IPEP nos anos de 1980 a 1983. No mesmo ano, assumiu a Chefia da Assessoria de Planejamento Econômico da URBAN, onde permaneceu até 1984. Em setembro de 1984 até 1985, assumiu a gerência de Infraestrutura da UAS/CMP – Programa Cidade de Porte Médio e em seguida a Coordenação Geral do programa. Em 1988, foi Secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura de João Pessoa. Foi Secretário de Planejamento da Prefeitura Bayeux (2004) e chefe de Gabinete da Sedurb (2005). No mesmo ano foi Assessor da Seplan e assumiu a Secretaria de Habitação, em dezembro, como secretário adjunto. Atualmente é secretário de Infraestrutura de João Pessoa.

Secretário Executivo do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos Fábio Medeiros

Graduado em Agronomia pela UFPB. Possui especialização em Gestão Pública pela UEPB; Mestre em Engenharia Agrícola pela UFPB e Doutor em Engenharia Agrícola pela UFCG. Foi chefe de Divisão de Recursos Hídricos da Prefeitura de Campina Grande (1993-1995); Diretor de Recursos Hídricos da Prefeitura de Campina Grande (1996-1998); Diretor de Abastecimento da Prefeitura de Campina Grande (1999-2000); Coordenador do Complexo de Produção de Mudas e Piscicultura de Campina Grande (2001-2004); Secretário Executivo da Pecuária do Estado (2006-2009); Coordenador Estadual do Projeto Tilápia Paraíba (2007-2009) e Professor das Disciplinas Aquicultura, Tecnologias para o Semi Árido e Viveiricultura – UEPB. Atualmente é professor Licenciado da UEPB; Diretor Adjunto da Escola Agrícola Assis Chateaubriand – UEPB e Vice Presidente da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (ADUEPB).

Secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca

Marenilson Batista da Silva

É Natural de Esperança (PB), técnico em Agropecuária, Engenheiro Agrônomo formado pela UFPB e Especialista em Agroecologia pelo convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário, REDCAPA e a University of California/Estados Unidos. Possui mestrado em Produção Vegetal, com área de concentração em sistema de produção da agricultura familiar, também pela UFPB. Pesquisador da Embrapa; foi Delegado Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, de maio de 2005 a maio 2010; foi Coordenador e Secretário Executivo Comitê Articulação Estadual do Programa Territórios da Cidadania, além de Coordenar diversas políticas públicas da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Garantia Safra, Assistência Técnica e Extensão Rural, Biodiesel, Programa de Aquisição de Alimentos, Crédito Rural/Pronaf, Programa Nacional de Crédito Fundiário e outras). Na área política, foi Vereador pelo PT em Remígio; Presidente da Associação dos empregados da Embrapa Algodão/Campina Grande e Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (SINPAF) da Embrapa Algodão/Campina Grande.

Secretário Executivo da Agricultura Familiar

Alexandre Eduardo de Araújo

Possui graduação em Agronomia pela UFPB e doutorado em Engenharia Agrícola, pela UFCG. Foi consultor da FAO, COOPAGEL e ASSOCENE. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba/Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias/Departamento de Agropecuária e Coordenador do Bacharelado em Agroecologia. Ocupou os cargos de Assessor de Extensão do CCHSA e Secretário Especial de Pesquisa e Extensão do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros. Coordenador de projeto financiado pelo CNPq e colaborador em pesquisas desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Desenvolvimento Rural Sustentável. Seus trabalhos desenvolvidos com a Agricultura Familiar foram premiados três vezes, com o Prêmio Elo Cidadão nos anos 2009 e 2010 nas áreas de meio ambiente e cultura.

Secretário Executivo da Agropecuária e da Pesca

Rômulo Araújo Montenegro

Bacharel em Direito pelo Instituto Paraibano de Educação (UNIPÊ). É Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Doutorando pela Universidade Del Museo Social Argentino. Foi Diretor da Associação dos Plantadores de cana da Paraíba – ASPLAN; Gestor e Supervisor da estação de Camaratuba. Atualmente, é produtor de Cana de Açúcar nos municípios de Alagoinha, Araçagi e Alagoa Grande, desde o ano de 1994.

Secretário de Estado da Infraestrutura

Efraim de Araújo Morais

Natural de Santa Luzia, formado em Engenharia Civil pela UFPB. Foi Diretor Técnico da Suplan entre 1979 e 1982. Exerceu dois mandatos como Deputado Estadual (1983 a 1991), três como Deputado Federal (1991 a 2003) e conclui atualmente o mandato como Senador da República e parlamentar do Mercosul como representante do Brasil (2007-2011). No Senado Federal, foi líder da minoria, Primeiro Secretário (2005-2009) e Presidente da CPI dos Bingos. No Congresso Nacional foi Vice-Presidente da Mesa (2001-2002), tendo assumido a Presidência em setembro de 2001.

Secretário de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico

Renato Costa Feliciano

É empresário, bacharel em Direito pela UFPB e Diretor Presidente do Sistema Rainha de Comunicação e da Rádio Panorâmica FM – Campina Grande. Consultor administrativo da UNICTS Faculdades (Brasília) e UNESC Faculdades (Campina Grande). Foi vereador do Município de Campina Grande, no mandato entre os anos de 2006 e 2008, onde presidiu a Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle da Câmara Municipal de Campina Grande. Foi Assessor Parlamentar na Câmara dos Deputados no período entre Janeiro de 1999 a Janeiro de 2003, tendo ocupado nessa oportunidade o cargo de chefe de Gabinete entre os anos de Janeiro de 2000 e Janeiro de 2003.

Secretário de Estado da Cidadania e da Administração Penitenciária

José Alves Formiga

É natural de Sousa. Graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com Especialização em Direito Constitucional pela UFPB e Mestrado em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorando em Direito Público pela UMSA de Buenes Aires, Argentina. É professor da Universidade Federal de Campina Grande em Sousa e Presidente da OAB de Sousa.

 

Secretário Executivo da Cidadania e da Administração Penitenciária

Denis Soares dos Santos

Bacharel em Direito pelo Unipê, doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidad del Museo Social Argentino (UMSA). Foi deputado estadual por dois mandatos, onde exerceu a presidência da Comissão Permanente de Segurança Pública. É presidente estadual do Partido Verde e presidente da Associação das Praças da Polícia e Bombeiros Militares (Aspra).

 Secretário de Estado da Interiorização da Ação do Governo

Adriano César Galdino de Araújo

Natural de Pocinhos, formado em Engenharia Civil e Direito. Ex-funcionário do Banco do Brasil, vereador e prefeito por três mandados da cidade de Pocinhos. Já atuou como secretário municipal de Administração e Infraestrutura de Pocinhos.

 Secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer

Fábio Luciano de Araújo Maia
 

Natural de Campina Grande, formado em Matemática pela UEPB. Atuou como coordenador do Maior São João do Mundo (2007 e 2008) e como coordenador de Desenvolvimento Local da Prefeitura de Campina Grande (2007 a 2008). Foi diretor-presidente da Urbema – Empresa Municipal de Urbanização da Borborema e consultor pelo InstituiçãoÁpice Consultoria nas Áreas de Administração e Educação. Atuou com professor substituto na UFCG (2005 a 2010). Na política, atua como presidente Municipal do PSB de Campina Grande e é suplente de vereador do município. Foi um dos coordenadores da campanha de Ricardo Coutinho e Rômulo Gouveia no Compartimento da Borborema.

Secretário Executivo da Indústria e Comércio

Marcos José de Araújo Procópio

É natural de Campina Grande e engenheiro eletricista formado pela UFCG. Fundador de diversas empresas em áreas de tecnologia da informação, software, importação, varejo e indústria. Participou de dezenas de feiras e encontros de negócios no Brasil e no exterior em países como EUA, China, Taiwan, Alemanha, mais de 15 anos de experiência no mercado. É conselheiro da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba; Vice-Presidente da Associação Comercial de Campina Grande; Diretor do Sindicato da Indústria de software e equipamentos do Estado da Paraíba e Diretor da Associação de Empresas de Base Tecnológica do Estado da Paraíba.

Secretaria de Cultura

Chico César

Atualmente é presidente da Funjope. Chico César será o gestor da Secretaria de Cultura criada por Ricardo Coutinho.

 

 AUXILIARES DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA

Superintendente do Detran

Rodrigo Augusto de Carvalho Costa

É formado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com Pós-graduação em Direito Processual Civil pela Universidade Potiguar. Servidor concursado da Justiça Federal de 1999 a 2004. Foi Diretor de Divisão do Gabinete de Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal e Assessor Judiciário de Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. É Delegado de Polícia Federal, desde 2004. Já atuou como chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Previdenciários da PF em Roraima e na Paraíba e também como Corregedor Regional em exercício da Polícia Federal na Paraíba e como chefe do Núcleo de Disciplina da Corregedoria Regional da Polícia Federal na Paraíba.

Superintendente da Cagepa

Deusdete Queiroga Filho

Natural de Sousa, engenheiro civil, com pós-graduação em Finanças Empresariais. Ex-deputado estadual (1991-1995), já atuou como diretor da Cehap 1995-1996), da Cagepa(1997-2003) e como secretário adjunto de Infraestrutura do Estado (1996-1997). Na Prefeitura de João Pessoa, atuou como Superintendente da STTrans, secretário Infraestrutura e, atualmente, como superintendente da Emlur.
(Diretores Jorge Gurgel, João Vicente, Netovich Maia e Marco Túlio)

Presidente da Cehap

Emilia Correia Lima

Engenheira Eletricista formada na UFPB, Especialista em Ciências Sociais. Foi Presidente da Fundação de Ação Comunitária (FAC), Presidente da Companhia Estadual de Habitação Popular (CEHAP), Diretora de Produção Habitacional do Ministério das Cidades, Secretária adjunta da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades. Atualmente desempenha as funções de Secretária Municipal de Habitação Social de João Pessoa; Secretária-Geral do Fórum Nacional de Secretários de Habitação (FNSHDDU); e Conselheira do Conselho Nacional das Cidades.

Presidente da Cinep
 

Margarete Bezerra Cavalcanti

É formada em Ciências Sociais pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral e mestrado em Administração pela PUC Minas Gerais/Fundação Dom Cabral. Foi Superintendente Estadual para o Estado da Paraíba de 2005 a 2007; Superintendente Operacional da Rede de Agências – nomeada em novembro/2003; no mesmo ano, Gerente Operacional do Gabinete da Presidência do Banco do Nordeste; Gerente Geral da Agência Centro João Pessoa – PB, no ano de 2002; Gerente Geral da Agência de Atração de Investimento no Rio de Janeiro, de 1999 a 2001; Gerente de Negócios de agências na Praça de Recife, no período de 1991/1999.

Diretor de Desenvolvimento Econômico da Cinep

José Bernardino da Silva

Formado em Relações Públicas com Mestrado em Marketing pela UFPB. Ex-vereador de Santa Rita e ex-vice presidente da Associação Brasileira de Supermercado. Já atuou como Secretário de Indústria e Comércio de Santa Rita e como Superintendente da Guarda Municipal de João Pessoa.

Presidente da PBGás

Zenóbio Toscano

É formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba. Possui ampla militância no movimento universitário, onde presidente do Diretório Acadêmico e Secretário Geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Iniciou a atividade política partidária como prefeito de Guarabira. É deputado estadual pelo quinto mandato consecutivo. Foi Secretário de Infraestrutura nos governos de Ronaldo e Cássio Cunha Lima e Presidiu o conselho administrativo da PBGÁS.

Presidente da FAC

Francisca Denise Albuquerque de Oliveira

Natual de Cajazeiras (CG), graduada em Fisioterapia, Farmácia e Odontologia. Atuação na área de Odontologia clínica no município de Cajazeiras. No setor público, já foi secretária de Ação Social de Cajazeiras e conselheira Estadual de Assistência Social. Atualmente integra o Conselho Municipal de Saúde.

FAC – diretor de Planejamento

Beto Brasil

Natural de Serraria. Formado em Administração de Empresas pela UFPB, com MBA em Formação e Desenvolvimento de Executivos em Administração. Prefeito de Solânea por dois mandatos (2001 a 2008). Funcionário efetivo do Banco do Brasil (desde 1986).

FAC – diretor de Operações

Damião Balduíno da Nóbrega

Natural de Passagem. É Técnico em Contabilidade. Foi vereador por dois mandatos no município de Salgadinho. Além de assumir a presidência da Câmara de Salgadinho, além de Vice-prefeito, Secretário de Finanças e Tesoureiro do município.

Secretário Executivo do PAC

Ricardo Barbosa

Formado em Jornalismo, foi deputado estadual por dois mandatos e secretário de Comunicação do Estado. Também exerceu os cargos de secretário adjunto de Planejamento, secretário de Gestão Governamental e já foi Coordenador do Programa de Saneamento Básico ‘ Boa Nova’.

Agência Executiva de Gestão das das Águas do Estado – AESA

Ana Maria de Araújo Torres Pontes

 É formada em Engenheira Civil. Engenheira Civil dos quadros da CAGECE desde 1975, onde ocupou os cargos de: Gerente do Sistema de Informação da Diretoria de Expansão; Gerente de Apoio Técnico do Sistema de Manutenção da Região Metropolitana de Fortaleza; Assistente da Diretoria de Operações; Superintendente de Planejamento; Diretora Administrativa e Financeira; Superintendente de Desenvolvimento Operacional; Diretora Presidente; Gerente de Captação de Recursos; Assessora da Diretoria de Engenharia; Diretora de Planejamento e Controle; Diretora Presidente Interina; Assessora da Presidência da CAGECE. Também atuou como Diretora Administrativa Financeira da Fundação Estadual do Bem Estar do Menor do Ceará – FEBEMCE; Chefe de Gabinete, da Secretaria de Ciências e Tecnologia do Estado do Ceará, participando da sua implantação – SECITECE e Diretora de Engenharia e Meio Ambiente da Companhia Pernambucana de Saneamento – COMPESA.

Interpa

Nivaldo Moreno de Magalhãs

Natural de Ibiara (PB), poeta por vocação e técnico agrícola e psicólogo por formação. Foi vereador duas vezes do município de Esperança (PB), presidente da Associação dos Produtores de Batatinha da Paraíba e presidente da Emater (2003 a 2009).

Presidente da Emater

Geovanni Medeiros Costa

É técnico em Agropecuária pela Fundação Universidade do Nordeste (FURNe). Graduou-se Engenheiro Agrônomo, pela UFPB, com habilitação em Manejo e Conservação do Solo e da Água. É Mestre em Produção Vegetal pela UFPB. Foi Articulador Institucional, Consultor Técnico, Assessor Financeiro Regional, Gestor de Banco de Dados, Técnico Educador e Membro da Comissão Permanente de Licitação e Compras da AS-PTA – Agroecologia e Agricultura Familiar. Foi Conselheiro do Comitê de Desenvolvimento Territorial do CONDRAF – Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável; Coordenador do Fórum de Desenvolvimento Territorial Sustentável da Borborema; Professor Universitário do Curso de Agronomia e Zootecnia da UFPB; Diretor Conselheiro – Responsável pela área de Projetos da COAGEP e Coordenador Técnico e Gerente Administrativo Financeiro do Projeto Internacional HURLLIMAN (Suiça- Brasil). Atualmente é engenheiro agrônomo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (EMATER-PB).

Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores

 

Maria da Luz Silva

Jornalista formada pela UEPB, com especialização em Comunicação Educacional. Natural de Santa Luzia (PB), já atuou como Diretora do Departamento de Orçamento e Finanças da Secretaria da Educação de Campina Grande (1997 a 2004) e foi assistente de gabinete da Secretaria de Interiorização do Governo. Atuou por mais de 20 anos no setor privado na área de marketing e vendas.

• Presidente da Junta Comercial

Jutay Menezes Gomes

Foi Chefe de Gabinete de Vereador; Administrador Jurídico; Diretor da Rádio 102 FM de Natal-RN e Auditor Institucional do Estado do Rio Grande do Norte.


Vice-presidente da Junta Comercial

Ivanhoe Borborema Cunha Lima

Natural de Campina Grande. Empresário. Já atuou como vice presidente da Junta Comercial do Estado da Paraíba (Juncep) e como secretário parlamentar do Senado Federal.


 Fundação Casa de José Américo

Flávio Sátiro Fernandes Filho

Natural dePatos (PB), formado em Direito pela UFPB já exerceu cargo de Secretário-Executivo e Presidente da Fundação Casa de José Américo, Membro do Conselho Estadual de Cultura por dois mandatos, integrando em 2004 a Comissão coordenada por Cida Lobo para elaboração do Plano Estadual de Cultura. Foi, ainda, membro da Comissão Técnica de Análise de Projetos do Fundo de Incentivo a Cultura Augusto dos Anjos (FIC), membro da Comissão Regional instituída pelo IPHAN para pré-seleção dos trabalhos inscritos no Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade (2005), membro da Comissão de indicação da Medalha Philipéia de Nossa Senhora das Neves, membro do Conselho Curador da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego e membro do Conselho De liberativo da Fundação Ernani Sátyro.

 

PERFIS DOS GESTORES – ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA

Superintendente do DER

Carlos Pereira de Carvalho e Silva

É formado em Engenharia Civil pela UFPB; possui Especialização em Planejamento Educacional, nos Estados Unidos e em Economia dos Transportes, na PUC do Rio de Janeiro. É Engenheiro aposentado do DER/PB, tendo iniciado no órgão como contínuo. É professor aposentado da UFPB. Já atuou como Superintendente da SUDEPAR, onde foi um dos responsáveis pela construção dos estádios Almeidão, em João Pessoa e Amigão, em Campina Grande. Também atuou como Subsecretário dos Transportes, Comunicações e Obras do Estado da Paraíba; Presidente da SAELPA; Diretor Geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Pernambuco – DER/PE; Coordenador Geral do Programa de Aglomerados Urbanos (AGLURB) de João Pessoa; Presidente da Fundação de Assistência ao Estudante (FAE) do MEC; Secretário Geral Adjunto do Ministério da Educação (MEC); Secretário da Educação e Cultura do Estado da Paraíba. É Jornalista. Escreve uma crônica semanal, publicada aos domingos no jornal A UNIÃO e Membro do Conselho Estadual de Cultura.

Superintendente da Suplan

Orlando Soares de Oliveira Filho

É natural de Sapé. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Foi Diretor de Obras de Infraestrutura da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e atualmente ocupa o cargo de Diretor de Operações da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (EMLUR).

• Coodenador do Cooperar

Roberto da Costa Vital

Possui formação de Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). De 1975 a 1978, trabalhou como técnico em planejamento agrícola em Alagoas; de 1978 a 1987, participou da Comissão Estadual de Planejamento Agrícola da Paraíba, como técnico em planejamento, Gerente do PDRI Brejo Paraibano e Coordenador de Planejamento do setor público agrícola estadual; de 1990 a 1997, atuou na elaboração e implantação de projetos associativos do Grupo Associado para o Planejamento Econômico; foi Coordenador do Programa de Apoio à Modernização e Competitividade dos Engenhos de cana-de-açúcar, com apoio do Governo da Paraíba/ SICTCT, de Julho/97 a Dezembro/2002; Consultor cadastrado do Sebrae, desde SET/2003. Desde Abril de 2005 atua na concepção e implementação do Projeto Cinturão Verde, do qual é Diretor.

– Coor Administrativa – Monaci Marques

– Coor Planejamnento – Valdemar Marinho (Demazinho)

Presidente da Funesc

Lucineia Maia de Souza Bezerra (Lu Maia)

Natural da cidade de Tarauacá (AC), bacharel em Biblioteconomia e especialista em Gestão Pública Municipal pela UFPB. Fotógrafa e Produtora Cultura. Atuou como gestora Cultural da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e atualmente está na Diretoria da Unidade Cultural Casarão 34. Em Manaus, onde viveu durante 20 anos, trabalhou na Assessoria da Zona Franca de Manaus e em Empresas privadas na área adminsitrativa de marketig.

Presidente da PBTur

Ruth Avelino

É natural de Ibatequara (AL), formada em Jornalismo pela UFPB, com atuação na área de Turismo. Atuou 12 anos no marketing da PBTur e cinco anos na Diretoria do Marketing da secretaria de Turismo da Prefeitura de João Pessoa. Já exerceu as funções de repórter e editora da TV Cabo Branco e da TV e Rádio Correio, além de ter atuado tambpem na Agência de Publicidade e Propaganda MIX.

Diretor Adjunto da PBTur

Antônio Alcântara

Graduado em Administração de Empresas pela Unipê. Já foi presidente e vice-presidente da Funes, onde também atuou como diretor de eventos. Foi Diiretor de Cultura de Campina e da prisente da Funjope. Na área de Turismo, já integrou o Conselho Fiscal da PBTur e da Associação Brasileira de Centro de Convênções e Feiras.

Coordenador do Programa Estadual de Políticas de Combate às Drogas

João Pereira Filho

Pastor Evangélico. Bacharel em Direito com Especialização em Direito Público e Tratamento de Doenças Toxicológicas pela Universidade de São Paulo (USP). Possui cursos de especialização de combate às drogas realizados nos países de Israel, Alemanha e Estados Unidos.

 

Superintende do Jornal e Editora A União

Severino Carvalho Leite

Nasceu na cidade de Borborema, onde foi vereador e Presidente da Câmara. É jornalista e também foi Promotor Público no município de Belém e Secretário da Prefeitura de João Pessoa. Eleito deputado estadual em 1974, 1982 e 1986. Na Constituinte, foi Relator Adjunto da Nova Constituição. Assumiu a Diretoria de Crédito Rural do Banco do Nordeste, nomeado pelo Presidente Itamar Franco. Foi Presidente do Instituto de Previdência de João Pessoa; Secretário da Administração Geral do Município de João Pessoa e Secretário Executivo da Assembleia. Foi Secretário do Controle da Despesa Pública no Governo Cássio Cunha Lima e, em 2005, nomeado para a Paraíba Previdência – PBPREV.

Coordenador do Procon

Klebia Maria Ludugerio Borba

Graduada em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba. Especialista em Projeção Jurisdicional dos Direitos da Criança e do Adolescente pela Universidad Diego Portales de Santiago de Chile e Doutora pela Universidade de Salamanca. Defensora Pública do Estado da Paraíba, com atuação na área da infância e adolescência e do Direito Penal. Membro do Grupo de Pesquisa da Família, Adolescência, Violência e Transgressão do Departamento de Psicologia da UEPB. Membro da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores Públicos e Defensores Públicos da Infância e Adolescência – ABMP.

Superintendente do Ideme

Mauro Nunes Pereira

Natural de Campina Grande é formado em Economia pela UEPB, com especialização em Consultoria Especializada em Micro e Pequenos Negócios e em Gestão Organizacional. Foi um dos fundadores do Sebrae, tendo atuado no órgão desde 1967, passando pela gerência do órgão na Paraíba, no Rio de Janeiro e em Brasília. Atualmente atua como consultor para empresas privadas, nas áeas de Gestão Organizacional e Planejamento Estratégico.


Superintendente do Imeq

Krol Jânio P. Remígio

Natural de Piancó, formado em Computação e professor de Tecnologia da Informação da UEPB. É especialista em Redes de Computadores. Já foi funcionário do Ideme de 2004 a 2009.

Presidente da Fapesq

Cláudio Benedito Silva Furtado

Graduado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Também possui Mestrado e Doutorado na mesma área, pela UFPE. É pesquisador e atualmente, professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem experiência na área Física, com ênfase em Relatividade e Gravitação.

Presidente do CDRM

Geraldo Nobre Cavalcante

É natural de Piancó. Formado em Engenheiro Civil pela Universidade Federal da Paraíba. Foi Secretário de Serviços Urbanos de Campina Grande; Diretor Técnico Operacional e Diretor-Presidente da Empresa Municipal Urbana da Borborema (URBEMA; Secretário de Infraestrutura de Campina Grande; Diretor Regional da Cagepa. Atualmente é Engenheiro Civil da Prefeitura Municipal de Campina Grande.

Presidente do Lifesa

Alba Lígia Brindeiro Araújo de Oliveira

É natural de João Pessoa, farmacêutica e bioquímica, pela Universidade Federal da Paraíba. Professora aposentada da UFPB, foi Coordenadora da Subprefeitura de João Pessoa em Tambaú; Secretária Geral do PSB em João Pessoa, além de Presidente do Conselho Federal e Regional de Farmácia.

ESPEP

André Luiz de Sousa Felisberto

Natural de João Pessoa, possui graduação e mestrado em Administração de Empresas pela UFPB. Atua como professor das disciplinas de Empreendedorismo e Marketing das faculdades Iesp e Maurício de Nassau. É empresário das áreas de Marketing e Capacitação e de Importação e Exportação de alimentos.

Fundac

Cassandra Figueiredo

 


 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe