A Paraíba o tempo todo  |

Como reagir a uma cassação?

    As pessoas reagem de forma diferente às mesmas situações. Depende do temperamento, do pavio (longo ou curto), da sua interpretação dos fatos, da capacidade de absorver a adversidade.

    Jackson Lago e Cássio Cunha Lima, por exemplo. Os dois ex-governadores do Maranhão e Paraíba, respectivamente, foram cassados pelo TSE. Cássio reagiu recolhendo-se, evitando multidões e imprensa, sequer bate de frente com José Maranhão, que lhe tomou o governo no tapetão. Já Lago preferiu o outro extremo: num inconformismo afetado, entrincheirou-se com a família e amigos no Palácio e disse que dali não sai, dali ninguém lhe tira.

    Cássio, ao contrário, quer ficar ainda mais longe de confusão e dos holofotes e anuncia viagem aos Estados Unidos, deixando os aliados desesperados, agoniados ou até mesmo irados. A política aqui pega fogo e o líder dos tucanos resolve deixar o país para se reciclar. Assim, na boa.

    Lago ainda tem muito a aprontar e ninguém pense que, após deixar o Palácio, ele vai sossegar. O maranhense não dará um minuto sequer de sossego à governadora Roseana Sarney, nada passará despercebido por ele, tudo será motivo de muita zoada. Vai se manter na mídia o tempo todo, será o principal fiscal do novo governo e resistirá bravamente em meio às ruínas. Sua meta é reconstruir, pedra por pedra, o que desabou. Pacientemente. Mas, também, ruidosamente.

    Acho que Lago exagera com essa história de entrincheirar-se no Palácio. Gera notícia, jornalista adora esses bafafás, mas o fato é que ele vai ter que sair, mais cedo do que mais tarde. Com certeza dará explosiva entrevista coletiva, esperneará e fará levantes. Bem ao estilo de seu temperamento irrequieto. Exagera, sim, mas mostra disposição para a resistência.

    Cássio também exagera em sua introspecção. Não é dado a espetáculos como o de Jackson Lago, seu temperamento é mais reservado e calculado. Mas introspecção demais prejudica, confunde os aliados. Ao invés de uma estratégia, o sumiço é interpretado como um “tô nem aí” quando, na verdade, quem conhece mais de perto o ex-governador sabe que não é bem assim e que 2010 não sai de sua cabeça. É do tipo que prefere a vingança servida em prato frio.
Tudo bem, a vingança pode ser fria. Só não pode deixar que os aliados esfriem o ânimo, o bom senso e a capacidade de subsistirem na oposição (como é difícil ser oposição, né?).

    Nisso José Maranhão é mestre: ele sabe, como poucos, manter viva a esperança dos derrotados. A começar por ele mesmo, um derrotado nas urnas que fez o V da vitória enquanto Cássio tomava posse como governador e que não recuou, nem por um segundo, do sonho de virar governador pela terceira vez, ainda que contrariando a vontade popular.

    Reações, claro, são pessoais. Questão de temperamento. Mas reações de políticos têm que ser sobretudo políticas. Sem espetacularização do sofrimento nem recolhimento depressivo. Apenas serenas.


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe