A Paraíba o tempo todo  |

Começar de novo

O leitor Ricardo Silva escreveu, ao comentar minha última coluna, que o slogan do governo Maranhão não deveria ser “Quem trabalha começa bem”. E sugere que seja trocado por “Começa bem quem trabalha”. E ainda acrescenta: “Ninguém é cego! Todo mundo está vendo que as obras que esse governo biônico vai inaugurar, até o fim do seu mandato, foram todas iniciadas no governo Cássio. Vamos citar algumas: Hospital Clementino Fraga, o Hemocentro de Campina Grande, a própria BR-230 e tantas outras em todo estado”.

Concordo, caro Ricardo. Maranhão começou mal. De qualquer forma, é louvável ele dar continuidade às obras de Cássio. Desde que deixe claro que são obras do governo anterior.

O governo Maranhão III começou cambaleando. Nos primeiros dias, era um tal de nomeia-desnomeia-nomeia de novo. E pior que as nomeações superpoderosas continuam. Isso não é um bom começo.

O secretários dão entrevistas atropelando o bom senso. Foi assim para explicar certas nomeações – “Saiu sem querer, foi equívoco” – e, para citar apenas mais um outro exemplo dentre muitos, também foi assim relação ao empréstimo do BNDES – “Se não for aprovado, não poderemos pagar aos servidores”, “a segurança vai sofrer um duro golpe sem esse dinheiro” e outras mentirinhas mais. Isso é um bom começo?

As prefeituras não-aliadas estão sofrendo com a interrupção de convênios e retiradas de ambulâncias. Maranhão começou falando em reconstrução, mas o que se vê é o desmonte de um discurso que parecia progressista. Ao invés de austeridade, faz festinha particular de R$ 7 mil com recursos públicos. Esse pode ser um bom começo para a família e amigos. Dele. E só.

Logo no início, cortou inúmeras gratificações, inclusive aquelas que vinham desde a época de seu governo. Tudo bem, cada governo tem direito às suas nomeações, é verdade. Mas cortar assim, cegamente, prejudicando os servidores mais humildes que não têm a quem recorrer, chega a ser até uma maldade para um começo que prometia uma “reconstrução”.

Quem não lembra da tentativa de golpe na autonomia da UEPB? Reivindicações de categorias específicas? Esqueçam. E voltem ao trabalho caladinhos, porque assim tem sido o começo e o fim dos governos Maranhão.

Pra começar bem, ele teria que começar tudo de novo, com mais acertos do que erros. Afinal, o que foi que Maranhão fez de tão grandioso nesse começo de governo, para dizer que está tão bem? Gasta-se fábulas em propaganda que suponho enganosa. O que, afinal, é começar bem? Há quem diga que, ok, ele começou mal, mas vai terminar bem. Eu digo que ele começou mal e até agora nada aponta para um final feliz. Pipocam denúncias na PBPrev, secretarias, perseguição, farra de diárias, nomeações graciosas, abusos diversos.

E isso é apenas o começo.

 

Boas ações

Nem tudo são pedras. Há flores no caminho de Maranhão. Entre elas, a promessa de nomear o primeiro colocado na eleição da Procuradoria de Justiça, numa prova de que talvez tenha aprendido a respeitar a soberania do voto, e a justa nomeação de Marcelo Weick para a Casa Civil.

Agora Weick!


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe