A Paraíba o tempo todo  |

Com apoio da bancada federal da PB, Wilson Santiago envia carta pedindo construção de IF no Sertão

A luta pela criação do Instituto Federal do Sertão continua e na tarde desta quinta-feira (21), o deputado federal Wilson Santiago foi ao Ministério da Educação e protocolou uma carta de apoio subscrita pelos 12 deputados federais e 3 senadores que compõem a bancada federal paraibana no Congresso Nacional. Todos reivindicaram que o Ministério da Educação reveja a decisão e torne o projeto de desmembramento do IFPB uma realidade.

A iniciativa do deputado federal Wilson Santiago em recolher as assinaturas dos parlamentares paraibanos foi definida durante a audiência pública realizada na Comissão de Finanças, Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados, ocorrida na última quarta-feira (20), que contou com a presença de diversos parlamentares e do ministro da Educação, Milton Ribeiro.

Na ocasião, o ministro anunciou a criação de apenas seis Institutos Federais de Ensino Superior (Ifes), deixando a Paraíba de fora após recusa da reitoria do IFPB que se posicionou contra o desmembramento que criaria o Instituto Federal do Sertão da Paraíba. A ideia inicial do MEC era dotar os campi mais distantes das capitais de uma reitoria própria para melhorar a qualidade da gestão de ensino e pesquisa nos Institutos Federais de Educação.

O deputado Wilson Santiago fez uma intervenção e reclamou da decisão do MEC, solicitando que a criação do IF do Sertão fosse mantida. “Cumprindo uma orientação do próprio ministro da Educação, comecei a recolher as assinaturas dos integrantes da bancada federal e todos concordaram com a criação do IF do Sertão. Entregamos o documento ao governo e agora esperamos que a decisão seja revista”, afirmou Wilson.

Após a intervenção política em defesa do IF do Sertão feita pelo deputado Wilson Santiago, o ministro da Educação Milton Ribeiro requisitou um novo estudo à equipe técnica e elaboração de uma planilha que será encaminhada ao Ministério da Economia, incluindo o projeto de desmembramento do IFPB e criando o Instituto Federal do Sertão.

Desenvolvimento

Segundo Wilson Santiago, essa luta pela criação do Instituto Federal do Sertão é antiga e teve seu início em 2014 com a apresentação de um Projeto de Lei de autoria do então deputado federal Wilson Filho. Posteriormente, em 2019, o deputado Wilson Santiago apresentou um novo PL. “A criação do IF do Sertão irá estimular o desenvolvimento do ensino, pesquisas, extensão e cursos voltados para as potencialidades da região. Iremos continuar lutando para que esse projeto vire realidade e possa beneficiar toda a população”, destacou Wilson.

Atualmente o Instituto Federal da Paraíba conta com 21 campi e tem mais de 30 mil alunos. A proposta visa desmembrar do Instituto Federal da Paraíba que administrará 14 campi, enquanto que a nova reitoria do IFSPB administrará os campi de Cajazeiras, Catolé do Rocha, Itaporanga, Patos, Princesa Isabel, Santa Luzia e Sousa, passando a compor o IFSPB.

Da Redação com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe