A Paraíba o tempo todo  |

Colunista destaca força de Lula no palanque dos candidatos do Nordeste

O quadro político das disputas majoritárias do Nordeste demonstra que em praticamente todos estados, os candidatos a governadores que apoiam o ex-presidente Lula (PT) lideram as pesquisas eleitorais. Dos noves estados nordestinos, apenas Sergipe, com o candidato a governador Belivaldo Chagas (PSD), não declarou apoio a Lula, apesar de ter a candidata a vice-governadora do PT.

A força do ex-presidente Lula no Nordeste, mesmo estando preso, reflete diretamente nos palanques dos Estados.  Na Paraíba, João Azevêdo (PSB) lidera as pesquisas internas, que tem como seus candidatos a senadores Luiz Couto (PT) e Veneziano (PSB), apoiadores de Lula. Já o candidato a governador Lucélio Cartaxo (PV), que apoia Marina Silva (Rede) e conta com a candidata a vice-governadora e o senador Cássio (PSDB) votando em Geraldo Alckmin (PSDB) e o candidato José Maranhão (MDB), que apoia de forma tímida o presidenciável Henrique Meireles do seu partido que possui alta rejeição no Nordeste.

Os candidatos “Lulistas” que estão liderando as pesquisas são o atual governador da Bahia Rui Costa (PT); em Pernambuco o atual governador Paulo Câmara (PSB) e o seu adversário Armando Monteiro (PTB) que vota em Lula, mas tem dois candidatos a senadores do PSDB que apoiam Geraldo Alckimin;  no Rio Grande do Norte a senadora e candidata ao governo Fátima Bezerra (PT), em Alagoas o atual governador Renan Filho (MDB), no Piauí o atual governador Wellignton Dias (PT), no Ceará o atual governador Camilo Santana (PT). No Maranhão, dois que disputam a primeira colocação, o atual governador Flávio Dino (PC do B) e Roseana Sarney (MDB) também votam no petista.

Em se tratando de Paraíba, o candidato da “Força do Trabalho” João Azevêdo conseguiu formar uma coligação com PSB, PT, PC do B, formando a tropa petista. Tem ainda a candidata a vice-governadora Lígia Feliciano (PDT) e os candidatos do Avante, que apoiam o presidenciável Ciro Gomes, formando uma força de centro esquerda. Do outro lado, Lucélio Cartaxo (PV) agrega partidos do “Centrão” e se dividem entre os apoiadores de Marina Silva e de Geraldo Alckmin, com característica de centro direita.

A mapa político no Nordeste revela a força do ex-presidente Lula e uma tendência do eleitorado votar em candidatos de centro esquerda, numa espécie de reação ao governo federal e do papel que os tucanos tiveram para derrubar a presidente Dilma e levarem Temer ao poder. O aprofundamento da crise e do desemprego são elementos que demonstram que, mesmo com a perspectiva de que Lula continuará preso e não conseguirá registrar sua candidatura, Lula continuará a ser o maior cabo eleitoral do Nordeste.

Clovis Gaião

Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe