A Paraíba o tempo todo  |

Coligações em São Bento e Paulista descumprem decisão e entram na mira do MPE

Prefeito de São Bento Jarques Lúcio

O Ministério Público Eleitoral ajuizou duas representações contra coligações e candidatos dos municípios de São Bento e Paulista pela realização de eventos de campanha com aglomerações, em descumprimento de decisão judicial. As representações ajuizadas pelo promotor eleitoral da 69ª Zona Eleitoral, Osvaldo Lopes Barbosa, pedem a aplicação de multa de R$ 50 mil para cada.

A primeira representação foi contra a coligação Trabalho de Coração (diretório de São Bento) e o candidato a prefeito Jarques Lúcio. A segunda contra o Partido Liberal (diretório de Paulista) e os candidatos Valmar Arruda (prefeito) e Raimundo Ferreira (vice-prefeito).

Em relação a São Bento, o promotor informou que chegou ao conhecimento do MPE que a coligação, no último domingo (25/10), realizou inauguração do comitê de forma presencial, com convite de forma generalizada à população, aproveitando-se ainda do evento como suposta adesivação.

“Observe-se que o candidato a prefeito, Jarques Lúcio em seu perfil nas redes sociais ‘Instagram’, reposta diariamente vídeos e fotos de eventos com grande quantidade de apoiadores, em total desacordo com a decisão judicial. Além disso, prints que se destacam nos grupos de aplicativo, onde sua militância convoca a população de forma nítida”, destaca o promotor.

Segundo Osvaldo Lopes, o evento desobedece os protocolos sanitários recomendados, uma vez que não cumpre a obrigatoriedade do uso de máscaras corretamente, com o distanciamento social e as regras de higienização, causando aglomeração. “Como se não bastasse o acontecido, o próprio candidato ‘incita’ seus apoiadores a irem ao local do evento, gerando tumulto e aglomeração, descumprindo as regras sanitárias, decisão judicial, e o próprio decreto público municipal que veda aglomeração de qualquer natureza”.

O promotor ressalta ainda que houve desobediência a decisão judicial prolatada, quanto a proibição da realização de comícios, caminhadas, carreatas e passeatas, ressalvando reuniões de menor porte com eleitores, respeitando as medidas sanitárias para a prevenção da Covid-19, tais como uso de máscara, higienização pessoal e de ambientes (disponibilização de álcool em gel), e distanciamento.

Paulista

Já em relação ao município de Paulista, o promotor relatou que o Partido Liberal, também no domingo (25/10), realizou uma carreata realizando convite de forma generalizada a população, aproveitando-se ainda do evento como suposta adesivação. “Observe-se que o candidato a prefeito, Valmar Arruda em seu perfil nas redes sociais ‘Instagram’, reposta vídeos e fotos do referido evento com grande  quantidade de apoiadores, em total desacordo com a decisão judicial. Além disso, a própria carreata foi guiada por locutor, o que demonstra nitidamente que fora realizada de forma prévia e organizada, com total conhecimento dos candidatos e do partido”.

Mais uma vez o evento não obedeceu aos protocolos sanitários recomendados. “ diante das circunstâncias e peculiaridades do caso específico cabe ao representado fazer cessar as irregularidades, já que se encontra ciente da vedação, devendo assim arcar com as consequências do ilícito”.MP

Redação com MPE

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe