Categorias: Política

CMJP lança assistente virtual para interagir com a população

PUBLICIDADE

Aproximar ainda mais o cidadão do Legislativo Municipal, começando na palma da mão. Esse é o principal objetivo de ‘Alê Câmara’, uma assistente virtual, lançada nesta quarta-feira (23), que vai simplificar o acesso do cidadão aos serviços oferecidos pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A ferramenta ficará disponível no portal e nas Redes Sociais da Casa.

O diretor de comunicação da CMJP, Suetoni Souto Maior, a especialista em marketing Germana Samara e o desenvolvedor Humberto Ramalho, ambos da Sin Comunicação, conversaram com a jornalista Edileide Vilaça sobre o lançamento da ferramenta, durante entrevista na Rádio Câmara (88,7 Mhz). ‘Alê’ é um chatbot – um programa de computador desenvolvido para simular uma conversa humana com um usuário, disponível pelo aplicativo WhatsApp – criado para responder aos questionamentos dos cidadãos sobre o Legislativo Municipal e receber sugestões sobre melhorias e projetos de lei.

“Alê, que é um redutivo de Acesso ao Legislativo, é uma ferramenta com Inteligência Artificial embarcada voltada a facilitar o acesso do cidadão aos serviços e soluções oferecidos pela Câmara, como consultar projetos, leis, conhecer mais sobre os vereadores, acompanhar tudo o que está sendo discutido na Casa, acervo de leis, etc. É um universo de informações disponíveis”, explicou Suetoni Souto Maior, salientando que ‘Ale’ é uma ponte entre o cidadão e os serviços que a Câmara já oferece, como o ‘Fala Povo’.

Segundo Germana Samara, a disponibilidade da ferramenta é um ponto que favorece a conexão com o cidadão. “A Câmara dá um passo superimportante e inovador para a população. O WhatsApp é o aplicativo de mensagem mais utilizado no mundo, e a Alê vai possibilitar que a Câmara esteja ainda mais conectada e que o cidadão converse no tempo e na hora que quiser, pergunte, sugira e esteja mais perto do vereador. É uma ferramenta potente, que atravessa gerações, não limitada apenas ao público jovem”, explicou a especialista, enfatizando o papel humanizado da ferramenta. “Alê vai fazer parte da lista de contato dos pessoenses”, destacou, ressaltando o avanço na estratégia de comunicação.

“Alê chega mais perto das pessoas, por realmente ser uma solução simples e intuitiva, conectada pelo Whatsapp, aplicativo presente em 99% dos smartfones do Brasil. Ela dá ao cidadão a capacidade de se comunicar todos os dias, saber o que foi divulgado, do ponto de vista da produção legislativa, apresentar uma ideia a um vereador, uma solução, um Projeto de Lei. É também uma espécie de ouvidoria na palma da mão, através da qual o cidadão pode fazer um elogio ou uma reclamação. Foi uma coisa pensada para facilitar a vida do cidadão, a ideia é conectar, aproximar”, explicou o desenvolvedor Humberto Ramalho.

Suetoni Souto Maior reforçou que a ‘Alê’ tem memória. “Por exemplo, Edileide faz o primeiro cadastro. Quando ela reconectar, Alê vai cumprimentá-la, dizendo ‘Oi, Edileide, seja bem-vinda. Em que posso ajudar?’. Alê vai conversar com ela de forma personalizada. O cadastro inicial é simples, para criar uma relação entre o usuário e a ferramenta. O objetivo dela é mesmo se tornar próxima do cidadão”, explicou, salientando que até as feições de Alê foram pensadas de acordo com a regionalidade.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Réus em ação do golpe, Cid e Braga Netto ficam cara a cara no Supremo

O Supremo Tribunal Federal (STF) se prepara para realizar nesta terça-feira (24), a partir das…

23 de junho de 2025

O Maior São João do Mundo: Folha de São Paulo repercute festa no distrito de Galante

Descentralizado. Essa é uma das palavras que podem definir O Maior São João do Mundo…

23 de junho de 2025

Receitas de canetas emagrecedoras serão retidas a partir desta segunda

A partir desta segunda-feira (23), farmácias e drogarias começam a reter receitas de medicamentos agonistas…

23 de junho de 2025

Entenda a preocupação mundial com possível fechamento do Estreito de Ormuz

O Parlamento iraniano aprovou neste domingo (22) o fechamento do Estreito de Ormuz como retaliação…

23 de junho de 2025

PRF apreende veículo roubado com 30kg de droga em Queimadas, no Agreste da Paraíba

Uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizada na tarde desta segunda-feira (23), resultou na…

23 de junho de 2025

Líder supremo do Irã pede para Putin ajuda da Rússia após ataque dos Estados Unidos

O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, pediu para o presidente da Rússia,…

23 de junho de 2025