A Paraíba o tempo todo  |

CMJP e ALPB comemoram os 20 anos da 11ª Legislatura

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, nesta segunda-feira (4), sessão solene conjunta com a Assembleia Legislativa para comemorar os 20 anos da 11ª Legislatura da Casa de Napoleão Laureano, e parabenizar os vereadores que compuseram a Casa naquele período.

 

A sessão foi proposta pelo vereador Durval Ferreira (PP), presidente da Câmara, e pelo deputado Hervázio Bezerra (PSDB), que é o líder do Governo no Poder Legislativo Estadual. Durval Ferreira não escondeu sua satisfação em falar dos 20 anos da 11ª Legislatura e relembrar os companheiros de Parlamento, a amizade e a importância de cada um dos vereadores na história política da Capital paraibana.

 

No seu discurso, Durval destacou que “a Câmara, com quase 65 anos de instalação, após a redemocratização, tem se constituído como uma verdadeira Casa da Cidadania, pronta para a troca de informações que a atividade legislativa requer e disposta a lutar pela defesa dos interesses maiores da cidade e do seu povo”.  Para ele, a instituição tem vivenciado as mais variadas experiências, como organismo de representação e expressão da vitalidade do conjunto das forças sócio-econômicas, políticas e culturais da nossa cidade: João Pessoa. Na tribuna, Durval Ferreira ressaltou “que sem o Poder Legislativo simplesmente não há democracia representativa, uma vez que as câmaras municipais constituem a representação mais próxima dos anseios populares”.

 

Durval citou, em seu discurso, pela ordem, cada um dos integrantes da 11ª Legislatura: Antônio Hervázio Bezerra Cavalcante; Aristávora de Souza Santos; Carlos Alberto de Araújo Coutinho; Carlos Barbosa CBS de Souza; Creusa dos Anjos Pires Bezerra; Durval Ferreira da Silva Filho; Francisco Ferreira de Lima; Genivaldo Fausto de Oliveira; Humberto Trócolli Júnior; João Gonçalves de Amorim Sobrinho; Josauro Paulo Neto; José Avenzoar Arruda das Neves; José Domiciano Cabral; José Eduardo Geraldo de Araújo; Marco Antonio Cartaxo Queiroga Lopes; Reginaldo Pereira dos Santos; Ricardo Vieira Coutinho; Ruy Manoel Carneiro Barbosa Aça Belchior; Severino Ramos do Nascimento; Vandi Correia de Brito Filho e Wilson Leite Braga. O presidente disse não ter dúvidas de que passaram pelo Plenário da Casa pessoas que contribuíram e continuam contribuindo com o crescimento político, social, cultural e econômico da cidade. Ele também lembrou alguns suplentes da época, como o coronel Marcilio Pio Xaves e Nadja Palitot.

 

Na tribuna, Hervázio Bezerra, bastante emocionado, fez referência a cada um dos vereadores, que, como ele, fizeram parte daquele tempo. Ele contou como fez todo o trabalho de resgate e recuperação dos vídeos que contêm a gravação das sessões ordinárias daquela legislatura. “Hoje é sem dúvida mais um dia histórico na minha vida, nas nossas vidas”, ressaltou.

 

O tucano lembrou, na ocasião, de alguns fatos políticos que marcaram a época, e fez questão de destacar a importância que teve a 11ª legislatura da Câmara para o crescimento e desenvolvimento da cidade de João Pessoa, sempre enfatizando a atuação e participação de todos os vereadores. “Era uma Câmara internamente vibrante. Tivemos, naquele momento, diversas matérias polêmicas, que causaram debates acalorados e marcaram época”, lembrou Hervázio. Ele contou ainda que todo o material coletado e recuperado foi originário da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

 

A sessão foi prestigiada pelos vereadores Tavinho Santos e Pedro Coutinho, ambos do PTB; e pelos deputados estaduais Trócolli Júnior; Edmilson Soares (PSB), vice-presidente da Assembleia; João Gonçalves (PSDB), corregedor da Casa; e de ex-vereadores, como Marco Antonio, Genivaldo Fausto, Pio Xaves, Carlos Coutinho, Vandi, além de familiares e amigos dos ex-vereadores homenageados.

 

Tavinho, Trócolli, Genivaldo, Marco Antonio e João Gonçalves se revezaram na tribuna da Assembleia para falar da 11ª Legislatura, dos momentos bons da época, e para relembrar fatos pitorescos, envolvendo debates acirrados, que marcaram aquele momento.

 

Assessoria

 

PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe