A Paraíba o tempo todo  |

CMJP: Durval Ferreira e vereadores cobram participação da população em debates

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Durval Ferreira (PP), cobra uma participação mais efetiva das entidades de classe e da população, de um modo geral, nos debates dos mais variados temas que ocorrem, corriqueiramente, na Casa. Ele acredita que a sociedade poderia dar uma contribuição muito maior nesse sentido. “As pessoas, nas ruas, criticam a classe política e as casas legislativas, mas não participam, efetivamente, das discussões importantes que envolvem os mais variados segmentos da sociedade, os poderes constituídos e os destinos da Capital”, lamenta Durval.
 

Durval reforçou que a Câmara é um espaço essencial, importante e ideal para que a população pessoense (sindicatos e entidades) freqüente e participe, com entusiasmo e vontade, de discussões sobre projetos, audiências públicas, sessões especiais e reuniões das comissões temáticas. “A Casa é um espaço democrático, que estará sempre aberto para receber o povo. Agora é preciso se criar uma consciência de que devemos nos envolver mais nas discussões políticas, cobrar políticas públicas para a cidade e querer sempre o melhor. Não podemos, entretanto, criticar por criticar”, completa.

 

Milanez também é favorável

O vereador Fernando Milanez (PMDB), líder da oposição na Casa, endossa a opinião do presidente Durval e reforça: “Uma parcela considerável da população critica, muitas vezes fala mal das casas legislativas, mas não comparece nem participa de discussões primordiais, a exemplo da Lei do Orçamento Anual, LOA, que tramita na Câmara, e de outros assuntos que tratam, diretamente e indiretamente, da vida do pessoense e dos destinos da cidade”.
Para Milanez, não se pode avaliar um Poder Legislativo, onde os parlamentares trabalham, atuam intensivamente e defendem os interesses coletivos, numa pesquisa, por exemplo, feita com pessoas que não desembolsam, e não é de hoje, nenhum interesse em querer saber como é que funciona uma instituição política e como é que atua seus representantes.

 

Audiências serão reforçadas

O presidente do Parlamento Comum da Região Metropolitana de João Pessoa (Parlacrem-JP), vereador Tavinho Santos (PTB), que também preside a Comissão de Orçamento e Finanças (COF), reforça que quatro audiências públicas sobre a LOA foram realizadas e, apesar da divulgação intensa da comunicação institucional e dos outros meios alternativos da imprensa, poucos representantes da classe organizada estiveram na galeria e plenário da Casa debatendo, apresentando propostas e sugestões.
 

“É por isso que, muitas vezes, em enquetes feitas nas ruas o povo não sabe nem o que é uma LOA ou outro projeto qualquer”, ressalta. Tavinho considera muito importante que a sociedade tome conhecimento da previsão de investimentos em setores, como educação, saúde, infraestrutura, cultura, concursos públicos. O vereador Dinho (PR) destaca que os parlamentares apresentam, durante as sessões, projetos de grande alcance social, e a população não se preocupa em procurar saber o que é e que tipo de benefício vai gerar na cidade.

“São propostas, muitas vezes, inteligentes, criativas e que, realmente, atendem reivindicações dos moradores da nossa cidade, que vão desde a construção de uma rua até a instalação de uma nova escola ou de um posto de saúde”, comenta. Ele afirma que a Casa tem produzido muito este ano e os vereadores tem apresentado projetos de grande relevância. “Só pra gente ter uma idéia, na semana passada, num esforço concentrado aprovamos mais de 90 matérias. Na última sessão antes do feriado, aprovamos mais dez. E vamos ter, com certeza, outras votações até o fim dos trabalhos”, comenta.
 

Jornal Correio

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe