A Paraíba o tempo todo  |

Ciência acima do negacionismo! Secretário comenta sobre a criação do ‘Observatório Pesquisa, Ciência e Liberdade’

Em tempos de negacionismo, promovido em grande parte pelo próprio comando do Palácio do Planalto, conforme afirmam pesquisadores, cientistas, instituições de ensino superior e entidades de pesquisas, uma nova ferramenta surge como luz no final do túnel. Há poucos dias a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lançou o ‘Observatório Pesquisa, Ciência e Liberdade’. Quem comenta a importância dessa ferramenta é o secretário executivo de Ciência e Tecnologia da Paraíba, que também é doutor em Física, Rubens Freire.

Rubens, não esconde a satisfação com a criação do observatório e pontua que o corte de recursos feito pelo Governo Federal nos programas de apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico não é o único problema. “Existe um embate entre a luz contra a mediocridade, no caso, uma ignorância planejada que não é inerente, mas tem uma dimensão de intencionalidade. Então, essa plataforma chega para combater esse desgoverno. Aqui, na Paraíba, a gente vem nadando contra a maré do Governo Federal, estamos apoiando mais de 20 grupos de pesquisas com investimentos de R$ 2 milhões, oriundos do Governo Estadual e da Assembleia Legislativa da Paraíba. Entendemos que a ciência é um valor fundamental para a construção de uma sociedade justa e igualitária”, comentou o secretário.

O lançamento do ‘Observatório Pesquisa, Ciência e Liberdade’ ocorreu no início dessa semana com o intuito de promover o monitoramento e o encaminhamento às autoridades competentes dos casos de atentados contra a liberdade de pesquisa e expressão dos professores e cientistas do país.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe