A Paraíba o tempo todo  |

Cidade de Patos decreta lockdown para o fim de semana devido à covid-19

O novo decreto do município de Patos, no Sertão da Paraíba, decretou lockdown para o próximo final de semana como forma de frear o avanço do coronavírus na cidade. O prefeito Nabor Wanderley (Republicanos) assinou na noite do domingo, 6, o decreto Nº 042/2021 que determina o fechamento de todos os estabelecimentos privados, sejam comerciais, industriais e de serviços, incluindo supermercados; padarias, açougues, feira livre; com exceção dos serviços essenciais, (farmácias, clinicas, hospitais, cemitérios, assistência social e órgão de imprensa).

O fechamento vai das 20h de sexta-feira, às 24h do domingo, 13. A decisão de fazer lockdown levou em conta, os elevados índices de contaminação e óbitos no município. Em apenas quatro dias do mês de junho, dia do último boletim municipal divulgado, foram computados 300 novos casos de covid-19. E, nos primeiros seis dias do mês, foram computados 12 mortes pela doença, numa média jamais vista: dois óbitos a cada dia.

“O objetivo deste decreto é tentar dar um freio, uma paralisada nos casos da covid-19, tendo em vista que Patos, nesses seis dias do mês de junho, já contabilizarem 12 óbitos, uma projeção de 220% para o mês inteiro se continuar nesse ritmo. Esse aumento, essa crescente exponencial vem preocupando, a ocupação dos leitos, assim como outros fatores foram determinantes para a edição de um novo decreto”, afirmou o procurador do município, Alessandro Lacerda.

O decreto também traz a permanência do toque de recolher das 22h às 5h do dia seguinte e a proibição de comercialização bebida alcoólica do período até a próxima segunda-feira, 14 de junho. Alessandro Lacerda explicou que a fiscalização os órgãos de vigilância epidemiológica e a vigilância sanitária municipal, o Procon Municipal, STTrans, a Guarda Municipal, e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semads), com suporte das Forças Policiais Estaduais ficarão responsáveis pela fiscalização do cumprimento das normas estabelecidas nesse decreto e o descumprimento sujeitará o estabelecimento à aplicação de multa, podendo implicar no fechamento em caso de reincidência.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe