A Paraíba o tempo todo  |

Cássio vê injustiça em decisão do STF recolher Aécio

 Com o plenário do Senado perplexo com a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), líderes de partidos discutem a possibilidade de o plenário colocar em votação, o mais rápido possível, a deliberação sobre o recolhimento noturno do senador Aécio Neves (PSDB-MG), afastado nesta terça-feira do mandato.

 

Na avaliação do vice-presidente do Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), o STF, não tem previsão constitucional para o afastamento do seu colega mineiro. “É um caso de prisão domiciliar, de restrição de liberdade, e o plenário do Senado tem que se manifestar. Não há previsão constitucional de afastamento do mandato. No caso do pedido de prisão do senador Delcídio, o Senado decidiu em menos de 24 horas depois de notificado. O Eunício aguardará a notificação do STF oficialmente para que possa aplicar o artigo 53 da Constituição”, disse Cássio Cunha Lima.

 

Vários senadores, o Senado pode rejeitar ou convalidar a decisão do STF, como fez no pedido de prisão do ex-senador Delcídio Amaral. O líder da oposição, Humberto Costa (PT-PE), pediu que a Mesa do Senado se reúna para decidir o mais rapidamente possível o que fazer.

 

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, disse aos líderes, que vai aguardar a notificação da decisão do afastamento de Aécio, para, se for o entendimento da Mesa, levar à deliberação do plenário. O vice-presidente do Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), diz que, pelo artigo 53 da Constituição, o senador só pode ser preso em flagrante delito ou em caso de crime continuado, do contrário, o plenário tem de se manifestar em 24 horas a partir da notificação do STF.

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe