A Paraíba o tempo todo  |

Cássio apóia portal da Transparência do Congresso Nacional

“Transparência e interatividade são ferramentas essenciais para a prestação de contas do mandato parlamentar”. A afirmação é do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) ao declarar apoio à criação do portal e-cidadania, Segundo o Presidente José Sarney, a iniciativa é destinada a fomentar maior participação da sociedade no processo legislativo e na discussão dos temas em debate no Congresso Nacional. “Temos que usar todos os recursos da tecnologia para ampliar a interação com o cidadão, que deve opinar, sugerir, criticar e principalmente fiscalizar o dia-dia do Parlamento”, ressaltou Cássio Cunha Lima.

Ato assinado pelo presidente do Senado em 20 de setembro deste ano, instituiu um grupo de trabalho para elaborar o projeto de criação do portal, que será voltado a engajar os cidadãos na atividade legislativa, por meio de instrumentos tecnológicos como internet, redes sociais e dispositivos móveis. O lançamento está previsto para maio de 2012, mês em que o Senado Federal completa 186 anos. Prevê-se uma segunda versão da ferramenta para novembro de 2012, com maior diversidade de recursos. Conforme o documento examinado pela Mesa Diretora, cada função no Senado terá espaço claramente definido no Portal, de modo a oferecer ferramentas para a interação no processo de fiscalização (e-fiscalização), no processo legislativo (e-legislação), e para interação direta com os senadores e temas em discussão (e-representação).

Cada uma dessas áreas do portal agregará recursos já existentes no site do Senado – como o Siga Brasil, que traz informações sobre o Orçamento da União, e o LexEdit, que permite propor emendas a projetos de forma eletrônica – e outros que ainda serão criados.“ É preciso atrair a atenção do cidadão para o processo legislativo, para que ele, além de acompanhar a atuação de seus representantes, possa entender o funcionamento da Casa, compreender a elaboração do Orçamento e opinar a respeito de assuntos em discussão e até mesmo apresentar sugestões legislativas”, completou o senador paraibano.

O senador Cássio Cunha Lima já divulga todas as despesas relativas ao exercício do seu mandato através do endereço do twitter @cassiocl, tais como gastos com passagens aéreas e auxílio moradia, além de salários recebidos.


Ronaldo Cunha Lima

Cássio está em São Paulo onde acompanha o tratamento médico a que está sendo submetido o seu pai, Ronaldo Cunha Lima, segundo o senador, o Poeta apresentou um quadro moderado de derrame pleural e realizou outros exames para avaliação do pulmão e coração. Ele informou que tão logo os resultados destes exames sejam conhecidos, o hospital Albert Eisntein deverá divulgar boletim médico. Através do microblog twitter, Cássio informou também que por causa do acompanhamento ao pai, faltará sessões do Senado e tirou oficialmente uma licença por 3 dias sem remuneração, conforme requerimento enviado à Mesa da Casa.

 

Assessoria
 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe