A Paraíba o tempo todo  |

Cartaxo abre Seminário Governamental de Políticas para Mulheres na Paraíba

O vice-governador do Estado, Luciano Cartaxo, abriu, hoje (23), o 1º Seminário Governamental de Políticas Públicas para Mulheres, que acontece até amanhã, na sede da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep). A solenidade contou com a participação do secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Weick; da secretaria do desenvolvimento humano e social, Giucélia Figueiredo; da gerente do Programa Estadual de Políticas para Mulheres, Douraci Vieira e da defensora pública geral, Fátima Lopes, além de membros de equipes técnicas dos órgãos estaduais da administração e representantes dos movimentos de mulheres.
O evento tem como tema “O Estado da Paraíba Construindo Políticas Públicas para as Mulheres” e objetivo é fortalecer a ação governamental em consonância com o 2º Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, implementados em parceria com os movimentos sociais, os municípios e a sociedade paraibana. O Seminário também lançará bases para a formulação do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres.

A gerente do Programa Estadual de Políticas para Mulheres, Douraci Vieira, ressaltou a importância do evento, declarando se tratar de um importante passo na consolidação da política estadual de políticas para mulheres. “Defender uma política de gênero, uma relação respeitosa e igualitária entre homens e mulheres, não é uma responsabilidade apenas das mulheres, organizações e movimentos sociais. O Governo tem um importantíssimo papel nesse processo e é exatamente isso que vamos discutir nesse Seminário. Precisamos assumir compromissos coletivos, intersetoriais, para que possamos fazer uma política de caráter estadual eficiente”, afirmou.

Segundo o vice-governador Luciano Cartaxo, a realização do Seminário reafirma o compromisso do Governo do Estado em dar prioridade às causas ligadas à mulher, envolvendo várias secretarias em torno de um só objetivo. “Durante a assinatura do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, com a presença da ministra Nilcéia Freire, da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, o governador José Maranhão foi taxativo ao dizer que é prioridade a questão da mulher no nosso Governo. Este evento se reveste de uma importância ainda maior por ser mais uma passo na formatação da estrutura necessária para a criação da Secretaria da Mulher, compromisso do nosso Governo”, disse.

Para o secretário de Estado de Governo (Casa Civil), Marcelo Weick, o Seminário é uma “oportunidade de discutir o papel do poder público na implementação das políticas para mulheres. Ações como este Seminário são essenciais, também, para a efetivação de um dos grandes avanços do Governo da Paraíba que é do de fortalecer as políticas de proteção com a criação da Secretaria da Mulher”, afirmou.
Programação

As atividades seguem amanhã com uma sistematização do painel das secretarias, agrupando todo o planejamento realizado no dia anterior. Em seguida, está prevista para às 9h a construção de propostas e compromissos intersetoriais com as políticas de gênero. Essa atividade inclui a realização de trabalhos em grupos por seis eixos temáticos: 1) Autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho com inclusão social; 2) Educação inclusiva, cultura, comunicação e mídias igualitárias, democráticas e não discriminatórias; 3) Saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos; 4) Enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher; 5) Desenvolvimento sustentável com garantia de justiça ambiental e segurança alimentar, direito à terra, moradia digna e infraestrutura social, considerando as comunidades tradicionais no campo e na cidade; 6) Enfrentamento das desigualdades geracionais que atingem as mulheres, com especial atenção às idosas e jovens.

Mais informações sobre o I Seminário Governamental de Políticas para Mulheres podem ser obtidas através dos seguintes números: (83) 3243-7868 ou (83) 3243-7833.
 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe