A Paraíba o tempo todo  |

Caravana da Saúde visita Hospital Arlinda Marques

A Caravana da Saúde da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou uma visita para inspecionar o Complexo Arlinda Marques, no Bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, nesta terça-feira (5). Esta foi a segunda unidade inspecionada pelos deputados estaduais, que pretendem visitar mais hospitais no Estado. A iniciativa foi acompanhada pelo Ministério Público Federal, Ministério do Trabalho e pela direção do hospital.

Estavam presentes na ação os deputados Vituriano de Abreu (PSC), Trócolli Júnior (PMDB), Toinho do Sopão (PEN), Janduhy Carneiro (PTN), Raniery Paulino (PMDB), Olenka Maranhão (PMDB), Caio Roberto (PR) e Bado Venâncio (PEN)..

Durante a visita, a Caravana constatou que os problemas enfrentados pelo Arlinda Marques atualmente tem sido a falta de anestesistas no quadro de funcionários. O local que tinha 14 médicos anestesistas, conta com apenas quatro profissionais, o que tem atrasado e reduzido a quantidade de cirurgias que deveriam ser realizadas. Uma média de sete cirurgias por dias deixam de ser acontecer e mais de 300 já foram adiadas por causa das dificuldades para a contratação.

A Caravana tem o propósito de ajustar as deficiências encontradas nos locais de atendimento à saúde, explicou o presidente da Comissão de Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional, o deputado Vituriano de Abreu, que destacou alguns dos problemas encontrados na unidade hospitalar.

“Tivemos o cuidado de conhecer toda a documentação do hospital e saber as metas que já está alcançando. Fizemos um trabalho tranquilo de participação. Os dirigentes do hospital nos mostraram tudo, desde a escala de plantão, a distribuição de anestesistas e a demanda existente”, destacou o deputado.

Já o diretor técnico do hospital, o médico pediatra Fabiano Alexandria, destacou que a falta de anestesistas tem sido resolvida com a transferência de alguns médicos de hospitais do interior do Estado e da capital na tentativa de realizar as cirurgias, pois a unidade está sofrendo com a contratação dos profissionais especializados.

“O que nós estamos passando recentemente é que a cooperativa está tendo alguns problemas relacionados ao Ministério Público do Trabalho. Fizemos uma discussão e um termo de cooperação para que haja outra reunião e possamos recompor a escala para voltarmos e tentar recuperar este tempo perdido. Tínhamos antes em torno de 14 anestesistas, com a saída deles conseguimos manter quatro anestesistas, que eram do quadro e negociamos a transferência de efetivos de outros hospitais para poder manter o mínimo de assistência, que é de emergência e algumas cirurgias eletivas importantes. Contamos com ajuda do hospital Edson Ramalho, um profissional de Guarabira, Cajazeiras e um de João Pessoa”, disse o diretor.

O deputado Trócolli Júnior, representando a Mesa Diretora da Casa, explicou a importância da inspeção e analisou alguns avanços realizados pelo Arlinda Marques. “Nós entendemos que são visitas importantes para a população e acho que o Arlinda Marques ainda tem muito o que fazer, principalmente na questão da lotação. Porém, percebi que houve grandes avanços também”.

Sobre a Caravana da Saúde – A ação foi desencadeada na última semana, no Hospital de Emergência e Trauma da Capital, após várias solicitações de ajuda encaminhadas ao Poder Legislativo por usuários da saúde pública, que se queixam da má qualidade da prestação dos serviços e até pela falta de assistência, que chega a colocar em risco as suas vidas. Os parlamentares devem visitar mais hospitais e será elaborado um relatório que será encaminhado para o Governo do Estado, Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde.

 

Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe