A Paraíba o tempo todo  |

Candidatos à PMJP avaliam 1º debate na TV

Os candidatos à prefeitura de João Pessoa emitiram nota à imprensa, nesta terça-feira (23) avaliando a participação no primeiro debate na TV desta eleição.

Na nota, a candidata do PSB destaca que lembrou as promessas não cumpridas pela PMJP, pregou a eficiência da gestão pública e apresentou propostas para a cidade.

O candidato à reeleição, Luciano Cartaxo ressaltou que ignorou os ataques de adversários e apontou caminhos para João Pessoa.

Já o candidato do PT, Charliton Machado, criticou o fato do atual prefeito, candidato à reeleição, ter se apegado a obras pontuais em detrimento do restante da cidade.

O candidato Vitor Hugo, do PSOL, não encaminhou avaliação do primeiro debate para a imprensa.

CONFIRA

LUCIANO CARTAXO (PSD)

Luciano ignora ataques de adversários e aponta caminhos para João Pessoa, durante debate na TV



O prefeito de João Pessoa e candidato à reeleição, Luciano Cartaxo (PSD), deixou de lado os ataques dos adversários e seguiu à risca sua decisão de fazer uma campanha propositiva, apresentando um balanço da gestão e propostas para o desenvolvimento da cidade. Com isso, venceu o primeiro debate das eleições deste ano na Capital, realizado na noite desta segunda-feira (22), na TV Master. Ao não entrar no jogo de acusações dos adversários, que se mostraram sem propostas concretas para a cidade, Luciano focou no que interessa à população. Falou sobre os investimentos na política habitacional e de educação, na saúde e no incentivo ao esporte.

 

No primeiro bloco, Luciano destacou o maior programa habitacional da história de João Pessoa que, entre casas entregues e em construção, somam 8,5 mil, beneficiando 35 mil pessoenses. “Tiramos três mil pessoas das áreas de risco em comunidades como o Timbó, Saturnino de Brito e São José, e conseguimos reduzir o déficit habitacional. Vamos continuar trabalhando, e o que é mais importante, com moradia de qualidade, como já estamos fazendo, oferecendo ainda escolas, creches, USF, academias de saúde”, afirmou.

 

Segundo Luciano, seu plano de governo inclui a construção de duas novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), uma no bairro dos Bancários e outra no Geisel. Segundo destacou, ao assumir a prefeitura, João Pessoa tinha apenas uma UPA e ele conseguiu triplicar este número, construindo duas novas unidades, uma em Valentina, já inaugurada, e a de Cruz das Armas, que será entregue à população neste próximo mês de setembro.

 

Educação – Na área de educação, Luciano reafirmou o interesse em continuar investindo em creches a escolas, ampliando ainda mais as vagas, que já aumentaram de quatro para 12 mil em sua gestão, e construindo novas escolas em tempo integral. Ele também destacou a contratação de 1.300 profissionais por concurso público e a oferta do passe livre para os estudantes poderem utilizar o transporte público de forma gratuita. “Nossos investimentos são históricos porque temos a consciência de que a educação transforma e é assim que desenvolvemos e garantimos o futuro de João Pessoa”, declarou.

 

A militância da Coligação Força da União por João Pessoa também demostrou empolgação ao estar nas ruas para defender o sucesso da gestão de Luciano Cartaxo. Em grande maioria na área externa da TV Master, o azul ocupou todos os espaços com bandeiras, gritos de guerra e muita alegria. E o clima de descontração pode ser sentido até mesmo de dentro dos estúdios, onde era possível ouvir aplausos em apoio a cada comentário do prefeito. Ao sair dos estúdios, o prefeito ainda comemorou com a militância o sucesso do primeiro confronto direto com os demais candidatos.

 

A coligação Força da União por João Pessoa, liderada por Luciano Cartaxo, tem como candidato a vice, o deputado federal Manoel Júnior (PMDB) e é formada por 12 partidos: PSD, PMDB, PSDB, PP, PSC, PCdoB, PSDC, PRB, PMN, PHS, PTN e Solidariedade.

 

CHARLITON MACHADO (PT)

 

Professor Charliton diz que Cartaxo escolheu duas ou três obras que trariam visibilidade, e esqueceu o restante da cidade



Na noite desta segunda-feira, 22, aconteceu o primeiro debate entre os candidatos a prefeito de João Pessoa. Em sua primeira fala, o Professor Charliton, candidato do PT saudou os telespectadores lembrando que a luta é por nenhum direito a menos para a população, e destacou o seu trabalho na área de educação.

“Primeiramente Fora Temer, e nenhum direito a menos para os brasileiros e brasileiras. Sou Charliton Machado, professor, com uma larga experiência na educação e com mais de 15 anos de sala de aula, lecionando e contribuindo com a formação de novos professores. Participei ativamente da expansão da Universidade Federal da Paraíba, e quero fazer o debate de uma João Pessoa inclusiva, sustentável e com a participação popular”.

O candidato do PT interagiu com todos os participantes, no entanto, com o prefeito Luciano Cartaxo fez questão de lembrar a falta de planejamento da gestão municipal, a incapacidade da elaboração de um Plano de Mobilidade Urbana para a cidade e o abando dos espaços de lazer nos diversos bairros da Capital paraibana: “A atual gestão perdeu a oportunidade de fazer isso, e não construiu nenhuma ciclovia, não padronizo as calçadas e se acomodou com relação ao modelo das empresas que possuem as concessões do transporte público, fechando os olhos para as denúncias que existem. O pouco que foi feito deve-se ao Governo Federal, e ainda sim, por incompetência da gestão, verbas foram perdidas”, acrescentou.

Sobre o Plano de Mobilidade Urbana, o Professor Charliton citou que além da cidade estar parada, não existe nenhuma grande obra de intervenção na cidade. O candidato do PT ficou sem resposta quando questionou o prefeito sobre a quantidade de ruas calçadas na sua gestão, mas ele mesmo trouxe a informação para o público: “Em praticamente quatro anos a prefeitura calçou apenas 38 ruas, mas a promessa eram de 600. O que não foi feito, e é o que faremos, um planejamento imediato para o calçamento dessas ruas, sempre priorizando o Orçamento Participativo, que são as demandas reais da população”.

Quando o tema foram os espaços de lazer existentes em João Pessoa, o prefeito foi lembrado pelo Professor Charliton que João Pessoa não é formada apenas pela orla ou pelos pontos de grande visibilidade: “O prefeito escolheu duas ou três obras que trariam visibilidade, mas esqueceu das praças dos diversos bairros da cidade, e aqui cito como exemplo a Praça Bela no bairro Funcionários II que está entregue ao descaso. O prefeito também esqueceu de falar sobre o Centro da Juventude e o Ginásio Hermes Taurino, ambos em Mangabeira, e que encontram-se abandonados”.

“A obra na Lagoa foi muito importante, mas poderia ser melhor, inclusive foi negado o reconhecimento a presidenta Dilma pelos recursos enviados, e sobre esses recursos existem ainda denuncias de corrupção que não foram explicados pela gestão”, colocou.

Finalizando a sua participação no debate, o Professor Charliton fez uma fala que arrancou aplausos da platéia: “O que estou fazendo hoje aqui é uma missão que muito me orgulha, e aqui tenho uma caminhada de trinta anos no Partido dos Trabalhadores. Não sou como os outros que fazem da política uma profissão, faço política por paixão, por militância, por acreditar em um partido que mudou a cara do nosso Brasil. Não vou ter medo de defender a democracia. Não vou ter medo de denunciar o Golpe”.

“Defendo uma cidade mais humana, inclusiva, sustentável e tendo a educação como seu alicerce principal. Não podemos ficar presos a um passado perdido e a um presente de estagnação, e por isso convoco toda a militância. Aqui está um candidato que não trai, que não vai se render ao oportunismo da história ou se vender por um contracheque. Me orgulha fazer parte desde momento histórico do Partido dos Trabalhadores. Vamos pensar uma João Pessoa para o futuro, vamos fazer diferente, pois temos história, coerência política e nunca mudamos de lado”, concluiu.

 

CIDA RAMOS (PSB)

 

Cida apresenta propostas e prega eficiência na gestão pública

 

 

 

 

A candidata a prefeita de João Pessoa pela coligação Trabalho de Verdade, professora Cida Ramos (PSB), participou na noite desta segunda-feira (23) do primeiro debate de TV entre os candidatos a prefeito da Capital. Ela aproveitou a oportunidade para apresentar algumas de suas propostas para retirar a cidade da estagnação em que se encontra por culpa da ineficiência da atual gestão.

“Sou candidata porque João Pessoa precisa sair da estagnação. A saúde não funciona, as poucas obras não conseguem sair do papel e o Orçamento Democrático deixou de existir. Quero trabalhar por João Pessoa, construir uma cidade que todos possam participar dela. Posso fazer isso porque por onde passei, pude fazer algo para melhorar a vida das pessoas”, destacou a candidata do PSB, a grande vitoriosa do debate promovido pela TV Master.

Cida revelou que uma de suas primeiras metas ao chegar à prefeitura será recuperar a eficiência na gestão pública, “para que a cidade não sofra com a falta de planejamento e o atraso de obras como acontece atualmente”. Ela ainda destacou algumas propostas para fazer João Pessoa retomar o desenvolvimento que experimentou durante as gestões do PSB.

Mobilidade

Na área de mobilidade urbana, Cida elencou as prioridades que pretende imprimir em sua gestão, como a interligação entre bairros, a criação de 60km de ciclovias, a implantação do sistema de BRTs, a renovação da frota do transporte público e a implementação de linhas de ônibus para atender comunidades desassistidas.

Esporte e juventude

Cida assegurou que vai retomar a política voltada para a juventude implementada em João Pessoa pelo então prefeito Ricardo Coutinho (PSB). “Hoje, o Estádio da Graça está abandonado e os Jogos da Primavera não existem mais. A juventude está sem acesso ao esporte, por isso vamos construir campos de futebol em vários bairros, recuperar a Graça e retomar a política de praças”.

Saúde

A candidata da coligação Trabalho de Verdade garantiu que vai colocar em funcionamento as 40 máquinas de hemodiálise que estão encaixotadas há quatro anos no Hospital Santa Isabel, conforme atestou recentemente uma comissão da Câmara dos Deputados. “Esses equipamentos que poderiam servir para salvar vidas de pacientes renais, estão parados por falta de planejamento do atual prefeito”, criticou.

Cida concluiu sua participação no debate da TV Master revelando que, por onde tem andado na cidade, tem recebido um pedido especial da população: “trabalho de verdade para mudar a vida das pessoas”.

 

 

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe