A Paraíba o tempo todo  |

Câmara de João Pessoa entrega honrarias ao Presidente do TCE-PB

 O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Arthur Cunha Lima, recebeu nesta quinta-feira (24), da Câmara Municipal de João Pessoa ( CMJP), o título de Cidadão Pessoense, além das Medalhas “Cidade de João Pessoa” e “Ronaldo Cunha Lima”. É a primeira vez que o Legislativo da Capital confere essas três honrarias, a um só tempo, a uma mesma personalidade pública. A solenidade foi realizada no plenário da Câmara Municipal.

 

“Hoje é dia de festa na cidade onde o sol nasce primeiro. A CMJP tem a honra de prestar esta homenagem ao conselheiro, presidente do Tribunal de Contas de nosso Estado, Arthur Cunha Lima, pelo seu extraordinário valor e relevantes serviços prestados à sociedade pessoense. Há 25 anos em nossa cidade, este homem probo realiza grandes feitos com sua militância política, no campo do direito e na assistência social e desempenha um trabalho de excelência no TCE-PB.

 

Esse novo cidadão pessoense é corajoso, amigo, sincero, honesto de mãos limpas e fiel aos seus princípios. A cidade te abraça há 25 anos como você a abraçou e agora você é Arthur pessoense de fato e de direito”, comentou em sua justificativa a autora da propositura,Vereadora Raissa Lacerda (PSD), que ainda fez um relato da trajetória profissional do homenageado e exibiu um vídeo com depoimentos dos netos dele.

 

Comovido após assistir a um vídeo em sua homenagem, com depoimentos dos seus sete netos, o conselheiro precisou recorrer, em tom de descontração, ao famoso personagem Chapolim Colorado, do ator mexicano Roberto Bolaños: “E agora, quem vai me socorrer?”. Em seguida, olhando em direção da esposa Fátima e dos filhos e demais familiares sentados às primeiras filas do plenário, iniciou o discurso destacando que, pela forte simbologia, o título de cidadania “fortalece ainda mais os laços da nossa família com a própria história da cidade”.

 

Ao referir-se a “Medalha Cidade de João Pessoa”, ele disse que a comenda o enche de orgulho “por estampar o reconhecimento da dedicação e do meu empenho nos serviços que sempre procurei mostrar à essa amada Capital”.

 

E, igualmente relevante, confessou ele, foi a distinção representada pela “Medalha Ronaldo Cunha Lima”, honraria conferida pela Câmara aos profissionais de vanguarda na sociedade e “que salienta a personalidade jurídica, política, literária e cultural que foi Ronaldo Cunha Lima”, a quem o homenageado dedicou todas as homenagens recebidas naquela ocasião.

 

Conduzido pelos vereadores Santino (PT do B) , Raoni Mendes (PDT) e Raissa Lacerda (PSD) ao plenário lotado por familiares, amigos, autoridades, conselheiros e servidores do TCE, o presidente Arthur Cunha Lima buscou na literatura e na poesia as referências para um discurso em que, além da gratidão pelas homenagens, externou a reafirmação de princípios éticos e compromissos “por uma sociedade mais justa”.

 

Por lembrança de um amigo, compartilhou da tribuna, antecedendo ao pronunciamento preparado para a ocasião, uma citação atribuída ao escritor português, e Prêmio Nobel de Literatura, José Saramago: “Somos a memória que temos e a responsabilidade que assumimos. Sem a memória, não existimos. E se responsabilidade talvez não mereçamos existir”.

 

O retorno a uma tribuna do Legislativo veio marcado, segundo frisou, por “um turbilhão de memórias acumuladas”. E, entre elas, a mais forte e mais presente estava, naquele momento, representada em versos do poeta Ronaldo Cunha Lima, : “De tudo o que dissemos, pelo menos uma palavra vai ficar; Do quanto nós fizemos, pelo menos um pouco de amor há de ficar”.

 

Na antológica “Oração aos Moços”, de Ruy Barbosa, revelou que buscou a lição para trilhar sempre, desde os bancos da faculdade, pela essência do bom Direito. E citou: “ …Não antepor os poderosos aos desvalidos, nem recusar patrocínio a estes contra aqueles. Não servir sem independência à justiça, nem quebrar a verdade ante o poder…”.

 

No agradecimento feito à autora das proposituras, o conselheiro Arthur manifestou seu respeito e admiração pelo ex-deputado José Lacerda Neto, pai da vereadora Raissa Lacerda e detentor do mais longevo mandato parlamentar ininterrupto. “Merece ser aplaudido por qualquer Casa legislativa deste país, pois representa uma espécie cada vez mais rara entre os políticos brasileiros”.

A solenidade foi prestigiada pelo presidente da Casa, vereador Durval Ferreira (PP), que conduziu a solenidade; pelos vereadores Raoni Mendes (PDT), Bosquinho (DEM) e Santino (PT do B); pelo representante do senador Cássio Cunha Lima, o jornalista Laércio Cirne; pelo procurador-geral do Estado, Gilberto Carneiro, representando o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB); pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Adriano Galdino (PSB) e pelo deputado estadual Arthur Cunha Lima Filho.

No plenário, presenças dos conselheiros André Carlo Pontes Torres, Arnóbio Viana, Nominando Diniz, conselheiro aposentado Juarez Farias, conselheiro substituto Marcos Costa, procuradoras do Ministério Público de Contas Elvira Samara Pereira de Oliveira e Sheyla Barreto Braga de Queiroz, desembargadores aposentados Raphael Carneiro Arnaud e Plínio Leite Fontes, deputados João Bosco e João Gonçalves, ex-deputado Ramalho Leite por diversas outras autoridades da Capital; além de colaboradores, servidores do TCE-PB , familiares e amigos do homenageado.

 

A maestrina do Coral Antônio Leite da CMJP, Socorro Estrela e o preparador vocal e solista, Paulo Brasil, o Paulão, marcaram a solenidade com a execução do Hino Nacional, do Hino Oficial de João Pessoa e das canções “Amigo”, de autoria de Roberto Carlos e Erasmo Carlos e “Acredite” composição da cantora gospel Jamily.

 

Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe