Com a proposta de esclarecer eleitores e futuros candidatos nas eleições de 2020, o advogado, vereador e presidente do PPS em João Pessoa, Bruno Farias, procurado pelo portal, esclareceu vários pontos aprovados na última reforma política, que alterou a Lei das Eleições e o Código Eleitoral. Entre as principais mudanças está o fim das coligações proporcionais, números de candidatos que cada partido poderá lançar, o fim das comissões provisórias, fundo especial de financiamento de campanha, domicílio eleitoral, dentre outros. Bruno considera positivas as mudanças.

“Foi como transferir o funil de um conjunto de partidos para dentro de um partido só”, disse, Bruno Farias, destacando que a medida, já poderia ter entrado em vigor no ano passado, mas já que desconhecem seus efeitos práticos, os deputados e senadores preferiram testá-la no ano que vem, fazendo de “cobaias” os candidatos a vereador.

Para o parlamentar não é uma grande novidade que grupos de pré-candidatos estejam se articulando com o intuito de evitar concorrer com candidatos que já tem mandatos, e acha que isso é normal. “Isso sempre existiu. O que muda é que, em 2020, ao invés do problema ocorrer no espaço mais largo da junção de várias legendas, vai se dar em cada partido. Mas analisada pelo aspecto ético, ela tem pontos positivos também. Vai forçar mais organização e mais postura ideológica da parte das agremiações”, explicou sobre a ausência de coligação proporcional em si é que vai ser a grande mudança a ser enfrentada por todo mundo com mandato e sem mandato no próximo pleito eleitoral.

 

Redação

 

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

“Sou candidato com ou sem o apoio do prefeito”, diz Eduardo ao se colocar na disputa pela PMJP

Durante entrevista recente a uma emissora de rádio de João Pessoa, o deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB) confirmou que o seu nome está posto para concorrer às eleições pela Prefeitura…

João e demais governadores do NE viajam para Europa em busca de investimentos

O governador João Azevêdo viajou neste domingo (17), com demais governadores do Nordeste para cumprir missão na Europa, em busca de investimentos para áreas integradoras da Região, como sustentabilidade, infraestrutura,…