A Paraíba o tempo todo  |

BBB do DEM: paraibano foi selecionado no concurso

BBB do DEM: reality show na política

Quem nunca viu ao menos um episódio de reality show que atire a primeira pedra. O sucesso do gênero no Brasil é tanto que, este ano, ultrapassou os limites do entretenimento e alcançou um novo e inusitado meio: a política. Criado pelo Democratas (DEM), o concurso “Torne-se um jovem deputado” é o Big Brother desse processo eleitoral. Foram 32 inscritos, com idades entre 21 e 35 anos. Os vencedores Cadu Silva, de 27 anos, e Lukas Pereira, de 23, vão tentar a eleição como deputados estaduais de Sergipe e Paraíba, respectivamente. Já o terceiro ganhador, Thiago Matias, de 24 anos, concorre a uma vaga na Câmara dos Deputados pelo Distrito Federal. A escolha foi feita pela Executiva Nacional do partido em conjunto com a Fundação Liberdade e Cidadania.
 

— Durante o período de decisão, acompanhamos o Twitter dos inscritos diariamente. Era importante saber como eles se comportavam na internet, já que essa era uma habilidade que queríamos incentivar com o concurso — disse o presidente da juventude do DEM, Efraim Filho, um dos criadores do projeto.

A ligação com a internet já começava na etapa das inscrições. Cada interessado criou uma página no site do concurso, onde cadastrava vídeo, foto, currículo e uma resposta para a pergunta: “Por que quero me tornar um jovem deputado do DEM?”. AInda segundo Efraim Filho, a ideia surgiu em novembro de 2009, durante o encontro nacional da juventude do partido. Eram recorrentes as reclamações sobre a falta de apoio, na sigla, para candidatos jovens.

— Antes de participar do concurso eu achava que era preciso ter um padrinho ou um parente no partido para conseguir apoio. Mas o projeto prova que é possível ser diferente, se envolver com a política sem esses vínculos familiares. Essa é a verdadeira renovação — comenta Thiago Matias.

E o “Torne-se um jovem deputado” não pára por aí. A partir de agora, o eleitor poderá observar todos os passos dos três selecionados na campanha eleitoral.

— Vamos começar a segunda fase do projeto, uma espécie de Big Brother em que será possível acompanhar o cotidiano dos candidatos. A ideia é mostrar a dificuldade e a experiência de uma candidatura jovem — adiantou Efraim Filho. O conteúdo estará disponível no site da juventude do DEM.


O Globo

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe