Secom x Secom: secretário de RC questiona “moral” do secretário de Cartaxo para criticar encontro
Não repercutiu nada bem a crítica do secretário de Comunicação da prefeitura de João Pessoa, Josival Pereira, sobre o encontro promovido ontem pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), para reunir os prefeitos paraibanos e vices, eleitos e reeleitos, no último pleito eleitoral.
Para o porta voz da prefeitura da Capital, a reunião serviu apenas para o governador fazer um longo discurso sobre a crise financeira no país, não trazendo nada de novo. Além disso, o secretário insinuou que o encontro foi uma estratégia de RC para não receber, individualmente, os adversários políticos.
“Esse encontro de Ricardo, já se sabia por antecipação, não traria nada de novo para os municípios. O que ocorreu foi apenas uma longa palestra do governador sobre a crise. Tenho pra mim que o governador convocou essa reunião com prefeitos para estancar os pedidos individuais de audiências, especialmente de oposicionistas”, declarou.
Em entrevista à imprensa, nesta terça-feira (06), o secretário de Comunicação do Governo da Paraíba, Luís Tôrres, rebateu e disse que o auxiliar da gestão municipal sequer tinha moral para fazer críticas.
“Quem participa de uma prefeitura de Capital que não traz nada de novo não tem moral pra falar em originalidade de um encontro”, alfinetou.
Para Tôrres, a novidade do encontro está na nova forma de fazer política, onde um governo oferece, na crise, as mesmas oportunidades de parcerias para todos os prefeitos e prefeitas da Paraíba, independentemente da posição partidária, entre elas, créditos do Empreender e ações em educação e saúde.
O secretário ressalta ainda que um dos grandes pontos do evento foi a celebração de um pacto pelo sucesso escolar. “O Governo do Estado fornecerá formação de professores e gestores, por meio da UF de Juiz de Fora, para que possam fazer projetos de intervenção pedagógica em suas escolas”, disse.
Luis Tôrres ressalta ainda que o Governo fez, em parceria com a UFPB, cadernos didáticos para alunos e professores do Ensino Fundamental e vai disponibilizar gratuitamente para todos os estudantes dos municípios que aderirem ao pacto. “Com base nesses cadernos didáticos, o governo do estado disponibilizará avaliações bimestrais, para acompanhamento da aprendizagem dos alunos, é um sistema informatizado parado prefeito acompanhar ao longo do ano os resultados de aprendizagem”, afirmou.
O Governo do Estado ainda vai montar uma rede de agentes da educação (monitores) para o assessoramento técnico-pedagógico às escolas. Além disso, os municípios terão acesso à doação de ônibus, mobiliário, computadores, etc. “Só durante o encontro, 90 professores demonstraram interesse em aderir a esse projeto”, concluiu o secretário.
Redação
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse em reunião de líderes que quer pautar…
O deputado estadual Júnior Araújo comentou publicamente, pela primeira vez, sobre a decisão do ex-prefeito…
Único vereador do PT em João Pessoa, Marcos Henrique confirmou nesta terça-feira (09), em entrevista…
O ex-deputado federal Julian Lemos (União) classifica a candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) como…
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (09), uma operação que investiga um…
O presidente estadual do PSD na Paraíba e ex-deputado federal, Pedro Cunha Lima, confirmou, no…