A Paraíba o tempo todo  |

Assembleia discutirá questão dos agentes de saúde

O deputado estadual Romero Rodrigues (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa da Paraíba requerimento propondo que a Assembleia Legislativa da Paraíba realize sessão especial para discutir a questão dos agentes comunitários de saúde do Estado.

Nesta sexta-feira, pela manhã, foi realizada uma reunião no Plenário da Câmara Municipal de Campina Grande com a presença de agentes comunitários e de lideranças sindicais de várias cidades do Estado, quando foram tratados os próximos encaminhamentos da categoria. Foram discutidos assuntos como a regulamentação da categoria, melhorias salariais, não cumprimento dos acordos firmados pela Prefeitura Municipal de Campina Grande, luta pelo pagamento do retroativo da insalubridade, reforço para que o piso salarial dos dois Salários Mínimos seja pago diretamente pelo Governo Federal para os agentes sem intermediários com a PMCG, como vem acontecendo atualmente.

Participaram da reunião o deputado estadual Romero Rodrigues convidado, que, quando vereador apresentou matérias beneficiado a categoria; a presidente da CONACS, Tereza Ramos; o dirigente da FEPACS, Francisco das Chagas (Quico); Giseldo dos Santos agente de saúde e atual coordenador municipal do SINDACSPB (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Estado da Paraíba); Zinaldo Henrique Marinho, presidente do Sindicato Regional dos Agentes Comunitários da Saúde de abrangência do 3º Núcleo Regional, dentre outras lideranças.

Romero lembra que, apresentou na Assembleia Legislativa da Paraíba Moção de Apoio e Solidariedade aos agentes comunitários de saúde e ao SINDACSPB – Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Estado da Paraíba, que estão mobilizados “contra a omissão da Prefeitura Municipal de Campina Grande no atendimento de reivindicações da categoria”, e quer a participação do Poder Legislativo nos entendimentos para beneficiar os servidores.

Segundo Romero, a Prefeitura Municipal de Campina Grande não está cumprindo com o acordo firmado com a categoria dos agentes que reivindica melhoria salarial nos repasses do Governo Federal, depósito do FGTS o que não está acontecendo, pagamento dos salários dentro do mês trabalhado, alem de melhoria das condições de trabalho, no sentido de que eles possam desenvolver a contento as suas atribuições.

O parlamentar tucano lembra que eles interditaram na última terça-feira a avenida Floriano Peixoto, a mais movimentada do centro de Campina Grande, e em seguida se dirigiram à Secretaria de Saúde onde prosseguiram com o protesto contra a Prefeitura Municipal. Os agentes prometem continuar o movimento até serem atendidos pelo Poder Público Municipal. Romero que se manifesta “totalmente solidário” aos agentes e ao Sindicato lembra que Giseldo dos Santos, atual coordenador municipal do SINDACSPB – Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Estado da Paraíba informou que o objetivo é que a Administração Municipal “se sensibilize com causa, com as condições de trabalho e remuneração, que eles observem os pontos discutidos anteriormente, e que possam atender as reivindicações”.

Segundo ele, a classe dos agentes de saúde quer melhores condições de trabalho, pois prestam serviços à comunidade. O coordenador adiantou que “embora gostamos de trabalhar junto à comunidade precisamos do respaldo financeiro também. E com o apoio da categoria se nossas causas não forem atendidas daremos início à greve, não agora, porque o que planejamos para esse dia foi a paralisação para alertar as autoridades”.
 

Coordenadoria de Comunicação da ALPB

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe