À exceção de parlamentares do PT e do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) — que esperava um corte menor do que os R$ 55 bilhões anunciados na tarde de ontem —, a tesourada no Orçamento não caiu bem no Congresso às vésperas do carnaval. Se, durante a reunião do Conselho Político com a presidente Dilma Rousseff, na terça-feira, o líder do PMDB Henrique Eduardo Alves (RN) havia indagado se os parlamentares poderiam ir felizes para a folia, a resposta da equipe econômica de ontem mostrou que não. “Nós já aprovamos a prorrogação da Desvinculação de Receitas da União justamente para o governo ter mais flexibilidade. E eles ainda cortam nossas emendas?”, reclamou o líder do PSD na Câmara, Guilherme Campos (SP).
O corte foi linear. Todas as emendas parlamentares acrescentadas ao Orçamento foram bloqueadas. No decorrer deste ano, caberá à ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, negociar com os ministérios para ver o que pode ser liberado. “Nós negociamos com todas as pastas, não sem alguns ranger de dentes”, brincou a ministra do Planejamento, Miriam Belchior. O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), reconhece que não terá tempos fáceis pela frente. “Isso sempre gera estresse. Mas o Congresso Nacional demonstrou ao longo do ano passado que tem responsabilidade”, apostou o líder petista.
Peça de ficção
Guilherme Campos, neoaliado do governo federal e que até o ano passado era da oposição do DEM, lembrou que o orçamento de 2012 foi aprovado pelo Congresso por unanimidade em dezembro e sancionado pela presidente sem vetos. “Agora, um corte desse. O orçamento é para valer ou é uma mera peça de ficção?”, questionou. Para o ex-líder do PSC na Câmara, Hugo Leal, a notícia ruim de ontem já havia sido sinalizada na reunião do Conselho Político. “A presidente Dilma participou do encontro ao lado do ministro Guido Mantega. Quando ela chega com o Guido, nunca é para dar notícia boa”, ironizou o parlamentar fluminense.
Correio Braziliense
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Na noite desse sábado (06), policiais militares do 17° BPM realizaram uma ação que resultou…
A Prefeitura Municipal de Capim, localizada na Zona da Mata paraibana, manifestou profundo pesar neste…
A Paraíba voltou a aparecer ser destaque na imprensa nacional protagonizando a capa de nova…
Na noite desse sábado (06), policiais militares do 2º Esquadrão do ROTAM prenderam um homem…
Na manhã deste domingo (07), policiais do 5º BPM prenderam um suspeito em flagrante por…
A Paraíba terá 926 inscritos participando da segunda etapa do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU),…