A Paraíba o tempo todo  |

Articulador estratégico do plano de Governo de Maranhão não se responsabiliza por plágio em propostas: "Recebi prontas"

Responsável pela modelagem estratégica do plano de Governo do senador e candidato à sucessão estadual, José Maranhão (MDB), Tárcio Handro Pessoa reconheceu, durante entrevista exclusiva à reportagem do PB Agora, na tarde desta terça-feira (02), o plágio, com a utilização de trechos de plano de Governo de outros Estados, na elaboração das propostas para o candidato do MDB da Paraíba, todavia responsabilizou os colaboradores da campanha emedebista pelo uso do material.

Articulador, Tárcio explicou que seu trabalho abrangia apenas a montagem dos eixos estratégicos, ligando às propostas repassadas a ele com a parte da viabilidade do que era proposto.  Segundo ele, foram os especialistas e os colaboradores aliados da campanha do MDB que enviaram as propostas para que fossem inseridas nesse plano.

“Eu fiz a montagem dos eixos estratégicos do plano de governo. Imagina você construir uma casa, você recebe todo o material e você monta com aquele material que você recebe. Eu não domino todas as áreas, então as áreas específicas, como educação, saúde, segurança, política pública para mulher, esporte, cultura, entre outras, eu recebi dos especialistas e o que eu fiz com esse material, eu dei o corpo, modelei os eixos estratégicos do plano de governo, ou seja, a formatação, inclusive no próprio plano tem a parte estratégica, o balanceamento de três eixos, e a partir dos eixos, os programas. Também agrupei as ações em programas. Montei a parte de inteligência fiscal para viabilizar os investimentos, montei ainda a relação entre receita e despesa para viabilizar aquilo que foi programado e partir daí fiz a estruturação do plano”, disse.

A reportagem do PB Agora, então, novamente fez a pergunta, para que não houvesse dúvidas das respostas.

PB Agora: Só chegou para você e você só fez montar, sem conhecimento do conteúdo, e de que aquilo já tinha sido alvo de propostas de outro governo, em outro estado?

RESPOSTA: Isso, exatamente. Eu recebi dos especialistas em todas as áreas as propostas e dei um corpo.

A reportagem do PB Agora indagou se o estrategista tinha os nomes das pessoas responsáveis pelo envio das propostas plagiadas, se teria como identifica-las, mas Tárcio ressaltou que era praticamente impossível, por conta do grande universo de colaboradores, que enviaram propostas por diversos meios, incluindo e-mail.

“Não sei quem foi, porque a equipe era muito grande, diversas pessoas, que inclusive contribuíram por e-mail e formas de envio diversas. Não sei como é que chegou. Eu não identifiquei se aquele programa foi criado pelo especialista ou não”, explicou.

Tárcio, todavia, citou alguns nomes de que ele tem conhecimento que se envolveram na elaboração das propostas

“Sarmento foi quem montou a parte de infraestrutura, da parte de Segurança participaram dois coronéis da PM, na parte de saúde, o ex-secretário José Maria deu sua contribuição, esses são alguns de que tenho conhecimento”, falou.

A reportagem do PB Agora retrucou e novamente indagou se não houve, por parte de nenhum integrante do grupo, o cuidado de apurar se aquelas propostas eram de outros candidatos, apenas confiando na boa fé dos colaboradores. Tárcio então ratificou que recebeu as propostas prontas e montou o plano.

“Exatamente, eu recebi as ideias e montei o plano de governo”, admitiu.

Mesmo após a repercussão do caso, até agora, ninguém admitiu ser o autor do plágio. “Não tem como saber”, disse o estrategista, que está em Palmas, no Tocantins, e esclarecendo que sua participação tem sido apenas no nível estratégico e não operacional.

“As ações meio, a parte de tributação, inteligência fiscal, modelagens de ações integradas, todas as ações meio eu montei, e elas fazem as ligações da parte especifica do plano. As propostas finalísticas eu não montei, eu recebi prontas. Ou seja, eu peguei essas propostas e criei a liga de integração entre o pensamento da candidatura e a viabilização prática da implantação dessas ideias”, finalizou.

PB Agora

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe