A Paraíba o tempo todo  |

Arthur será recebido por Dilma, nesta terça-feira

O presidente da Assembléia Legislativa da Paraíba, deputado estadual Arthur Cunha Lima (PSDB) terá uma audiência em Brasília com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff na próxima terça-feira (19.05) às 15 horas, para fazer a apresentação do projeto de produção de biocombustível, a partir do pinhão-manso.

Além do deputado estadual Francisco de Assis Quintans (DEM) e do deputado federal Armando Abílio (PTB), acompanharão a audiência, uma comitiva de prefeitos que assinaram o protocolo de intenções com a empresa Bionor (indústria de biodiesel) para a adesão no programa, entre os quais, José Lavosier (PSDB), do município de São João do Rio do Peixe e Polyana Feitosa (PT), da cidade de Pombal.

A ALPB, juntamente com o Parlatino, promoveu no mês de março o 1º Seminário de Desenvolvimento Sustentável, que teve como tema “Biodiesel e Pinhão-Manso na Agricultura Familiar”. Na ocasião foi discutido o uso do pinhão-manso como alternativa de produção do biodiesel, no combate ao processo de desertificação e o fato de poder ser consorciado com outras culturas, entre outras questões.

Com a implantação do projeto, serão produzidos 150 milhões de litros de biodiesel ao ano, com o cultivo de 113 mil e 400 hectares de pinhão manso.

O projeto de autoria do deputado Arthur Cunha Lima é inédito

Em fevereiro, Arthur esteve com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão para também fazer o detalhamento do projeto, que criará aproximadamente 400 empregos diretos, com a geração de renda para as famílias produtoras. O parlamentar falou ainda ao ministro das Minas e Energia sobre o caráter social do projeto.

Já que a cada uma das 22.680 famílias do semi-árido paraibano que produzirem 3 mil quilos de sementes ao ano terá um ingresso de R$ 8 mil nesse mesmo ano, só com a produção de óleo. O custo calculado para implantação desse projeto é de R$ 2.500 por hectare, para implantação do cultivo e cuidados nos três primeiros anos.

 

Coordenadoria de Comunicação da ALPB

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe