O deputado estadual Chico Mendes (PSB) está prestes a anunciar sua desistência da candidatura à Prefeitura de Cajazeiras nas eleições municipais de 2024. Em uma coletiva de imprensa marcada para esta quarta-feira (11), Mendes deverá oficializar sua saída da disputa após a impugnação de sua candidatura pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). O tribunal decidiu na última segunda-feira (9) pela inelegibilidade do deputado, sob a alegação de que ele estaria tentando disputar um terceiro mandato consecutivo em cargos do Executivo, o que é proibido por lei.
Além do revés jurídico, outro fato alimenta as especulações sobre a desistência de Mendes: uma recente postagem em suas redes sociais com a frase “Somos todos 40” – em alusão ao número do PSB –, mas sem qualquer referência direta ao nome de Chico Mendes, o que sugere a possível substituição por outro candidato do partido. O nome mais cotado para assumir a cabeça de chapa é o do médico Pablo Leitão, atual candidato a vice-prefeito na coligação.
Nesta terça-feira (10), Chico Mendes esteve reunido com o governador João Azevêdo (PSB) para deliberar sobre uma solução para o impasse. A expectativa é de que, caso confirme sua desistência, o PSB anuncie oficialmente a candidatura de Pablo Leitão, que ganharia força na reta final da campanha.
O anúncio oficial será feito na coletiva desta quarta-feira, quando Mendes deve esclarecer sua decisão e os próximos passos da campanha socialista em Cajazeiras.