A Paraíba o tempo todo  |

Após Justiça chancelar matrícula na UFPB, reitor diz: “Estarei com caderno novo, caneta, borracha e lápis”

Após a Justiça Federal rejeitar pedido do Ministério Público Federal da Paraíba (MPF-PB) para impedir que o reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Gouveia, se matricule no curso de Engenharia de Produção da instituição pelo sistema de cotas, Valdiney se manifestou sobre o assunto e disse que já vai comprar seu material de estudo.

“Tão pronto me liberem, estarei matriculado com caderno novo, caneta, borracha e lápis grafite para acompanhar tudo de perto. A partir do momento que se abra as matrículas, eu estarei me matriculando. Não há possibilidade de não fazê-lo”, disse em entrevista à Rádio Arapuan FM.

Entenda o caso

Na ação, o MPF havia considerado a notícia de um candidato de 17 anos, estudante de escola pública do Estado da Bahia, que se sentiu prejudicado em decorrência da aprovação do reitor como cotista no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), edição 2022. O MPF solicitou a Valdiney que se abstivesse, por ato próprio, de realizar a sua matrícula. Como não foi feito, o órgão seguiu com o processo junto à Justiça Federal.

A procuradora Janaína Andrade entendeu que houve mau uso do sistema de cotas, que, na visão dela, enquanto “ação afirmativa, tem o objetivo de facilitar o acesso ao ensino superior de pessoas que, em decorrência de suas condições sócio-econômicas, egressos de escolas públicas, teriam presumida dificuldade de concorrer em igualdade com os demais concluintes do 2º grau”.

 

PB Agora

PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe