Por pbagora.com.br

A Paraíba está entre os cinco Estados brasileiros que mais perdeu eleitores. Conforme levantamento feito em dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de abril do ano passado a abril deste ano, houve uma redução de 112.134 eleitores no Estado.

 

O eleitorado passou de 2.952.706 para 2.840.572. Nos últimos 12 meses, os Estados que mais perderam eleitores foram Paraíba, Pernambuco, Bahia, Maranhão e Rio Grande do Norte. E os que mais ganharam foram Sergipe, Alagoas e Ceará. Dos 223 municípios paraibanos, 196 perderam eleitores, sendo 48 deles mias de 10%. Em números absolutos, os municípios que mais perderam eleitores são Santa Rita, Patos, Sapé, Bayeux e Sousa. Já os que ganharam são João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Mamanguape e Pedras de Fogo.

 

De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação (TI) do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), José Cassimiro Junior, a redução do número de eleitores paraibanos é resultado do cadastramento biométrico com revisão do eleitorado, que foi realizado em todo Estado e foi responsável pelo cancelamento de 146 mil títulos em novembro do ano passado.

 

Redação

Notícias relacionadas

Opinião: na PB, uma terceira via política quase nunca existiu, e a história conta

A história da Paraíba sempre foi acompanhada por eventos políticos, confrontos violentos. Assassinatos históricos. Tratados de paz e embates bélicos travados, por exemplo, entre franceses e portugueses. Tabajaras e potiguaras.…

Câmara aprova, por unanimidade, Título de Cidadã Pessoense à Juliette Freire

De autoria do vereador Bruno Farias, o projeto reconhece que a campeã do BBB 2021 tem sido a grande embaixadora da Paraíba e, em especial, de João Pessoa A Câmara…