Depois de ter sofrido uma derrota para o PT nas eleições municipais de 2012, em João Pessoa, o PSB de Ricardo Coutinho se uniu ao adversário e conseguiu fazer as pazes com o eleitorado pessoense, abarcando, com o apoio decisivo do prefeito Luciano Cartaxo (PT), a maioria dos votos dos eleitores da Capital paraibana.
A força do prefeito Luciano Cartaxo também foi confirmada com a votação expressiva obtida pelo seu irmão, o gêmeo Lucélio Cartaxo, na disputa pelo Senado Federal. Lucélio conquistou 50,27% dos votos em João Pessoa.
A votação de Lucélio, na cidade comandada pelo irmão, o prefeito Luciano Cartaxo, foi 27% maior que as conquistadas por José Maranhão e Wilson Santiago, juntos.
Lucélio, que nunca foi testado nas urnas e disputara sua primeira eleição ficou a apenas sete pontos percentuais atrás do primeiro colocado, o senador eleito José Maranhão. Com o apoio de Luciano, Lucélio se tornou um candidato competitivo, mesmo tendo não mais que 90 dias para fazer campanha.
Segundo analistas políticos, Luciano conseguiu executar o fenômeno da transferência de votos em prol do irmão, Lucélio Cartaxo.
Cartaxo também é tido como o fiel da balança na disputa estadual, ajudando a garantir a ida de Ricardo Coutinho para o segundo turno;
“Na história de João Pessoa, nunca um prefeito transferiu tantos votos para um governador e um senador como no pleito deste ano”, avalia uma fonte ligada ao PT.
Sob a coordenação de Luciano, a campanha no estado ainda rendeu uma esmagadora maioria de votos para a presidente Dilma Rousseff, que teve mais de 55% dos votos dos paraibanos.
Além dos irmãos Cartaxo, a presidente Dilma também terá o apoio do governador Ricardo Coutinho (PSB), que se antecipou e já anunciou apoio à petista no 2º turno.
PB Agora