Por pbagora.com.br

Com o avanço da pandemia do novo coronavírus no Brasil, a unificação das eleições para 2022 passou a ser defendida por alguns políticos,. A proposta é polêmica e divide opinião e exige mudança sem precedentes na Constituição.
Apesar de adiamento das eleições para novembro, o adiamento das eleições continua dividindo o público em meio a escalada do Covid-19. É o que aponta uma enquete realizada pelo PB Agora.

Na enquete realizada com os seus leitores, o PB Agora perguntou se os internautas eram a favor da unificação das eleições e extensão dos mandatos de prefeitos e vereadores até 2022. A resposta foi acirrada e mostrou equilíbrio entre os paraibanos que responderam a enquete. Dos mais de mil participantes, 548 responderam que sim e 419 optaram pelo não. Apenas 21 se mantiveram indiferentes. Percentualmente praticamente ficou 50 x 50.

O fato é que a decisão do Congresso de adiar as eleições do mês de outubro para novembro, não encerrou a polêmica que paira sobre o pleito municipal deste ano. De um lado, os defensores da prorrogação dos atuais mandatos de prefeitos e vereadores por mais dois anos, fazendo com que o pleito coincida com a eleição de 2022 e, dali em diante, seja unificado para todos os cargos eletivos, com mandatos de cinco anos.

Já outro grupo defende a permanência do pleito nos moldes atuais – e que saíram vitoriosos na quarta-feira, com a decisão do Congresso de remarcar a eleição. O primeiro turno das eleições municipais saltou de 4 de outubro para 15 de novembro, enquanto o segundo turno, onde houver, passa de 25 de outubro para 29 de novembro.
Em meio a pandemia e a polêmica, o Centrão prepara emenda para tentar jogar eleição municipal para 2022 mesmo com o Plenário do Senado já tendo adiado as eleições para novembro deste ano.

Severino Lopes
PB Agora

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Senha? Ronaldinho Cunha Lima revela saudosismo da disputa eleitoral em CG

Em recente postagem nas redes sociais, o ex-vice-prefeito de Campina Grande, Ronaldinho Cunha Lima (PSDB) movimentou o cenário político ao relatar sua saudade da campanha eleitoral, sobretudo da emoção de…

Veneziano não confirma aliança entre Ana Cláudia e Inácio em CG

Nesta terça-feira (11), o senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB) negou, durante entrevista à 89 Rádio POP uma possível aliança entre a sua esposa e pré-candidata à Prefeitura Municipal de…