A Paraíba o tempo todo  |

Apesar da PB apresentar aumento da participação dos jovens aptos a votar nestas eleições, números estão longe do recorde

Apesar das campanhas nacionais e estaduais dos tribunais eleitorais, visando o aumento da participação dos jovens no processo eleitoral e de que o número de jovens entre 15 e 17 anos que emitiram o título de eleitor tenha crescido na Paraíba e já ultrapassa o quantitativo da última eleição, analisando o quadro dos últimos dez anos, os percentuais, ainda não são tão auspiciosos.

Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) que foram contabilizados até o último dia 18 de abril. De janeiro a abril deste ano, 56,7 mil jovens se alistaram para votar, enquanto em 2020, foram registradas 50,8 mil emissões. O prazo para a emissão do documento termina no próximo dia 4 de maio. Para essa faixa-etária o voto não é obrigatório, no entanto, eles têm decidido por exercer a sua cidadania desde cedo. Em 2022, a população brasileira vai às urnas decidir o presidente da República, governadores estaduais e deputados estaduais, federais e distritais.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, entre janeiro e março deste ano, o país ganhou mais de 1,1 milhão de novos eleitores. O resultado positivo é remetido pelas diversas campanhas realizadas pelo Tribunal nas últimas semanas para incentivar essa faixa-etária a votar. Além disso, influenciadores digitais e artistas têm feito divulgações por conta própria sobre a emissão do título. Apesar do número expressivo na Paraíba, o registro não se compara à quantidade de jovens que decidiram votar nas eleições de 2012, por exemplo.

Há 10 anos, 108,5 mil novos eleitores entre 15 e 18 anos optaram por participar das eleições daquele ano. Desde então, o percentual foi de queda na Paraíba e no Brasil, com exceção das eleições de 2016, que obteve um expressivo aumento. Em 2014, foram 60,1 mil alistamentos na Paraíba e 2,4 milhões no país; em 2016 foram registrados 78,2 mil emissões no Estado e 3,3 milhões no Brasil; enquanto em 2018 esse número foi de 52,6 mil e 2,5 milhões, respectivamente.

Da Redação

PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe