A Paraíba o tempo todo  |

Apenas 39 prefeitos concorrem à reeleição neste domingo na Paraíba

Apenas 39 prefeitos concorrem a reeleição na Paraíba neste domingo (15). Dos 223 municípios paraibanos, 184 , terão que seguir a “cartilha orçamentária” do antecessor, pelo menos no primeiro ano de gestão.

É o caso dos dois maiores colégios eleitorais do Estado, João Pessoa e Campina Grande, onde os prefeitos Luciano Cartaxo (PV) e Romero Rodrigues (PSD) encerram o segundo mandato em 31 de dezembro. Os dois buscam eleger os sucessores. Também são as duas cidades aptas a realizar um eventual 2º Turno. Ao todo, mais de 630 candidatos concorrem ao cargo de prefeito na Paraíba neste domingo. São 617 candidatos a prefeitO.

Em toda Paraíba, apenas João Pessoa e Campina Grande, segundo maior colégio eleitoral do Estado, as eleições podem ir para o segundo turno. Isso porque essas duas cidades tem mais de 200 mil eleitores. Para ser eleito no primeiro turno, o candidato ou candidata precisa ultrapassar os 50% dos votos válidos.

Além de eleger os novos prefeitos e vice prefeitos, as eleições municipais s deste domingo, também renovará as câmaras municipais. Ao todo, quase 11 mil candidatos e candidatas concorrem as 2.209 vagas disponíveis em todos as casas legislativas dos 223 municípios do Estado. A maior quantidade é da Câmara Municipal de João Pessoa com 27 vagas, seguido de Campina Grande que tem 23 vagas disponíveis na Casa de Félix Araújo. São 10.840 candidatos a vereador em todo o Estado.

Este ano, a diferença é que não tem mais coligação partidária, o que diminui o risco do eleitor votar em um candidato e outro menos votado ser eleito.

São ao todo 2.932.047 eleitores estão aptos a votar neste domingo e devem comparecer as urnas para eleger os novos prefeitos e escolher os futuros vereadores. Mesmo com medidas adicionais de segurança realizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral, ainda não se sabe como a pandemia de coronavírus vai impactar no comparecimento.

Severino Lopes
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe