Por pbagora.com.br

Apenas 39 prefeitos concorrem a reeleição na Paraíba neste domingo (15). Dos 223 municípios paraibanos, 184 , terão que seguir a “cartilha orçamentária” do antecessor, pelo menos no primeiro ano de gestão.

É o caso dos dois maiores colégios eleitorais do Estado, João Pessoa e Campina Grande, onde os prefeitos Luciano Cartaxo (PV) e Romero Rodrigues (PSD) encerram o segundo mandato em 31 de dezembro. Os dois buscam eleger os sucessores. Também são as duas cidades aptas a realizar um eventual 2º Turno. Ao todo, mais de 630 candidatos concorrem ao cargo de prefeito na Paraíba neste domingo. São 617 candidatos a prefeitO.

Em toda Paraíba, apenas João Pessoa e Campina Grande, segundo maior colégio eleitoral do Estado, as eleições podem ir para o segundo turno. Isso porque essas duas cidades tem mais de 200 mil eleitores. Para ser eleito no primeiro turno, o candidato ou candidata precisa ultrapassar os 50% dos votos válidos.

Além de eleger os novos prefeitos e vice prefeitos, as eleições municipais s deste domingo, também renovará as câmaras municipais. Ao todo, quase 11 mil candidatos e candidatas concorrem as 2.209 vagas disponíveis em todos as casas legislativas dos 223 municípios do Estado. A maior quantidade é da Câmara Municipal de João Pessoa com 27 vagas, seguido de Campina Grande que tem 23 vagas disponíveis na Casa de Félix Araújo. São 10.840 candidatos a vereador em todo o Estado.

Este ano, a diferença é que não tem mais coligação partidária, o que diminui o risco do eleitor votar em um candidato e outro menos votado ser eleito.

São ao todo 2.932.047 eleitores estão aptos a votar neste domingo e devem comparecer as urnas para eleger os novos prefeitos e escolher os futuros vereadores. Mesmo com medidas adicionais de segurança realizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral, ainda não se sabe como a pandemia de coronavírus vai impactar no comparecimento.

Severino Lopes
PB Agora

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Cartaxo apresenta logo mais, às 11h, dados da gestão e equipe de transição

O prefeito Luciano Cartaxo apresenta nesta quarta-feira (2), a partir das 11h, no auditório do Paço Municipal, no Centro, os dados relativos a gestão da Prefeitura de João Pessoa e…

Repartições estaduais terão ponto facultativo nos dias 8, 24 e 31

Portaria publicada hoje (2), na edição do Diário Oficial do Estado, faculta os expedientes dos dias 8, 24 e 31 de dezembro de 2020, nas repartições estaduais da Administração Direta…