A Paraíba o tempo todo  |

Análise: do jovem ao idoso, do pobre ao rico, Cícero reflete aceitação em todas as pesquisas do 2º turno

A apenas três dias da realização do 2º turno das eleições para a escolha do novo prefeito de João Pessoa, o candidato Cícero Lucena, do Progressistas, mostra desenvoltura em todas as pesquisas de intenção de voto que antecedem o pleito. Foi assim com Ibope, Consult, Opinião e, também, com a pesquisa Datavox, publicada nesta quinta-feira (26) pelo portal PB Agora que trouxe nuances pontuais sobre o cenário na reta final do processo eleitoral.

Apesar da existência de uma tentativa para se ‘cavar’ uma polarização entre ricos x pobres, ou, escolaridade de menor ou maior porte, pelo menos nas pesquisas, o reflexo é outro.

O instituto Datavox ouviu 800 pessoas e na maioria das regiões de João Pessoa, como também entre todas as faixas etárias e todas as faixas de renda, Cícero liderou, ultrapassando, em muitos casos, a margem de erro.

Em alguns comparativos – até mesmo – com certa folga de vantagem.

Em outra leitura, a pesquisa também mostra que a tese de que um candidato é mais forte na periferia e outro é na orla não se confirma. Pelos números, o que se subtende é que Cícero transita bem em todas as camadas, seja do jovem ao idoso, seja do pobre ao rico.

Levando em consideração apenas os votos válidos, na pesquisa Datavox, a preferência pelo nome de Cícero Lucena chega a ultrapassar 65% em três das sete regiões onde ele figura como favorito, são elas: Região 1 ( Cabo Branco, Tambaú, Manaíra, Bessa, Jardim Oceania e Aeroclube), Região 3 (Ilha do Bispo, Alto do Mateus, Industrias, Jardim Veneza e Mumbaba) e Região 10 (Tambauzinho, Expedicionários, Miramar, Trincheiras, Varadouro, Torre e Estados).

Além disso, Cícero também pontua com favoritismo nas seguintes localidades:

• Região 05 – Valentina, Paratibe, Cuiá, Muçumago e Planalto da Boa Esperança.
• Região 06 – Mangabeira.
• Região 07 – Costa do Sol, Jardim Cidade Universitária, Bancários, Altiplano Cabo Branco e Castelo Branco.
• Região 08 – José Américo, Água Fria e Cristo Redentor.

Enquanto isso, a aceitação ao nome do apresentador Nilvan Ferreira é maior nas seguintes localidades: Região 02 – São José, Alto do Céu, Mandacaru, Ipês, Treze de Maio, Padre Zé e Roger e Região 04, integrada pelos bairros Gramame, Costa e Silva, Ernani Sátiro, Funcionários, João Paulo II, Grotão e Ernesto Geisel.

Da pesquisa ao voto, do voto a urna, da urna ao resultado

No primeiro turno Cícero foi o mais lembrado nas pesquisas e o resultado se consolidou, sendo ele também o mais votado. Obteve pouco mais de 15 mil votos de vantagem em relação ao segundo colocado. A pesquisa – que reflete o cenário do momento – manteve constância.

Sem fatos novos, sem polêmicas que desabonem ou questionem sua conduta, Cícero se mantém como favorito, até agora. Cabe só a ele administrar as próximas 72 horas para consolidar o reflexo desses números também nas urnas.

Márcia Dias
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe